Os filmes pomeranos

Folha Pomerana Express , 08 Junho 2018

Os filmes pomeranos

Era mês de junho de 1970. Quem passava em frente à casa da professora Gerda Roelke Potratz em Santa Maria de Jetibá/ES via um movimento diferente de outros dias. Começaram a se perguntar o que estaria acontecendo. Era muita gente no pátio da casa e se os ouvia falando em pomerano.

filmes pomeranos1Em instantes ficamos sabendo o motivo desta aglomeração das pessoas. A casa da professora Gerda tinha sido transformada em um set de filmagens para a gravação do filme “Canaã”, dirigido por Jece Valadão, um cineasta do Rio de Janeiro. Esse filme seria baseado na obra clássica, de nome Canaã, do escritor Graça Aranha. Esse autor tinha sido Juiz de Direito na mComarca de Cachoeiro de Santa Leopoldina, em 1890. Depois de permanecer nesta função por apenas 1 ano, solicitou exoneração e se mudou para o Rio de Janeiro.

Custou-nos acreditar que finalmente alguém estava se interessando pelos pomeranos: estava por ser rodado um longa-metragem, que tinha como cenário de fundo a história dos pomeranos no Espírito Santo. Como locais de filmagens tinham sido escolhidos, sobretudo, algumas belas paisagens nos municípios de Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá/ES

É preciso salientar que, para rodar um filme desta magnitude em uma época de tantas dificuldades como no início da década de 1970, precisava-se contar com uma pequena fortuna em dinheiro. Para fazer frente a essa realidade, Jece Valadão trouxe um pequeno, porém seleto grupo de atores para os papeis principais. Já para os outros figurantes foram escolhidas pessoas entre os próprios descendentes dos imigrantes.

filmes pomeranos2Região com muitas matas densas em Porto do Cachoeiro (Pedra Branca em Santa Leopoldina/ES). Foto gentileza de Júlia Barth Heinemann em julho de 2014.

A euforia foi contagiante e muitos agricultores não pouparam dinheiro para fazer frente aos custos com vestuário dos seus personagens. Foi também preciso confeccionar um novo guarda-roupa para o Grupo de Dança Folclórica dos Friedrich, bem como os trajes de época para o casamento pomerano típico, com seus três dias de festa e alimentação farta, ambientado nos costumes da época em que se situava o romance de Graça Aranha, ora sendo transformado em filme. Vale citar a participação do Sr. Boldt, o qual, dentro de todo uma logística indispensável ao momento, conseguia transportar os figurantes na carroceria de seu caminhão até os diferentes cenários preparados para as filmagens.

filmes pomeranos3Descendentes de pomeranos nos altos morros das localidades de Santa Maria de Jetibá e São João do Gafarrão (Mata Fria), trabalhando sob sol forte nos cafezais. Foto de 1972, gentileza do religioso Dieter Hecht (Alemanha)

Esse acontecimento em Santa Maria terminou mobilizando os pomeranos de uma maneira fora do comum. Isto porque muitos costumavam se queixar de que há muito tempo estavam recebendo pesquisadores das mais variadas procedências. Esses faziam seus estudos nas área botânica, da fauna s da botânica, da fauna, da história da imigração, sobre os rios. Quanto tempo eles já tinham passado nas comunidades pomeranas? Não poucos pomeranos se queixavam de que haviam hospedado estas pessoas, haviam servido de intérpretes, os levaram aos mais distantes lugares, sob sol a pino.

filmes pomeranos4Haviam deixado de lado os seus próprios afazeres, para recolherem borboletas, escaravelhos, orquídeas ou bromélias de rara beleza. Entretanto, raramente algum destes retornava os resultados na forma de alguma publicação de algum livro.

Para os pomeranos, anos depois da filmagem da película Canaã, infelizmente as coisas seguiram nos mesmos moldes. A população de Santa Maria nunca chegava a ver o trabalho concluído.

Nos dias atuais já temos uma importante filmoteca com temas versando sobre os pomeranos. Cerca de 130 filmes de curta, média e longa metragem podem ser contabilizados. Em geral são produções patrocinadas pelas prefeituras, mostrando as festividades anuais, ou ainda outras, onde a comédia, as apresentações musicais com a concertina, o casamento pomerano, a língua pomerana, a agricultura ou o cultivo de orquídeas são os principais destaques. Além disso, ainda há outros atrativos das várias cidades onde os imigrantes pomeranos se fixaram.

É um tema muito vasto e com um grande potencial por ser explorado.

confira botao coluna 2

 

Histórico