ARTE

Arte, Crônicas e Poesia

Crônica: Quais suas prioridades?

Publicado em 17/04/2024 às 15:19

Compartilhe

arte-e-cronica

O mundo tem muitos sons, inúmeras vozes clamam por atenção. Difícil distinguir o real do imaginário, obviamente, de confusão em confusão vamos adiante na vida. Por mais que não saiba onde ir, algum destino sempre tem…

A vida moderna exige que estejamos em constante conexão e informação, existe um valor nisso e quem não está é descartado assim como antigamente fazíamos com o jornal do dia anterior. Recentemente estive no interior do Estado, na cidade que passei minha infância, nesse lugar foi nítido essa ruptura. As memórias de diálogos e piadas trocadas por conversas permeadas por aparelhos celulares, nesse anteparo diziam para seus seguidores que estavam com saudades de mim. Eles não perceberam a contradição da fala e da ação.

A prioridade passou a ser a relação com o seguidor, mas o interlocutor que está diante dos seus olhos é mero espectador de uma realidade totalmente distinta. Diálogo com muitos pais que reclamam que os filhos se fecharam em uma redoma e por seu turno os filhos no mundo virtual falam que ninguém os compreende e que sofrem pela falta de interação com seus pares. No tangente aos relacionamentos afetivos, a contradição tem uma dose de dissimulação ainda maior, a publicidade excessiva de sorrisos parece ser uma cortina de fumaça, como se acreditasse que uma mentira postada mil vezes fosse virar verdade.

Obviamente que são muitas as razões de quem o faz e porque o faz, indubitavelmente a principal está no fato de ninguém ser visto como um fracassado, um perdedor, isso em qualquer área da vida, seja profissional ou pessoal.Temendo ser visto assim, a mentira é o caminho e as redes sociais é sua ferramenta mais usual.

Ouvia muito do meu avô que em dias de sol ninguém procurava vendedor de guarda-chuva e ao cair da tempestade encontravatodos desprevenidos, alertava que calmaria trazia consigo a ausência de previdência. De forma muito objetiva ensinou algo que hodiernamente é pouco percebido. O automatismo diário em que vivemos é pernicioso,profundamente ilusório, cremos que estaremos amanhã fazendo o mesmo que hoje, seguros e protegidos na nossa bolha egoística, ávidos por prazer e gozo.

Infelizmente a consciência vem nas tempestades, momentos esses que não temos qualquer tipo de controle, em cima do leito hospitalar, prostrado, irrelevante os compromissos do amanhã,desimportante o saldo bancário… Sentir a vida esvaindo retira imediatamente a venda dos olhos.

Diante do inexorável, a vida passa diante dos seus olhos como um todo, mas não como em um filme e sim como fotos, em que cada foto vamos tendo mais consciência do que tínhamos como prioridade e nossos atos para alcançar esses desejos. Como se cada foto fosse uma   peça do quebra-cabeça que forma a imagem do que fomos na vida.

Por fim, no fim, não há mentiras que possam esconder quem de fato somos e o que fomos.

Veja também

cafes-es

Cafés do Espírito Santo no topo do Prêmio Artesanal de Cafés Especiais Torrados

cafe-conilon

Produção de café conilon deve ser a 3ª maior na série histórica no Espírito Santo

Pesquisa-utiliza-biocarvao-de-casca-de-laranjeira-e-eucalipto-para-filtrar-esgoto

Pesquisa utiliza biocarvão de casca de laranjeira e eucalipto para filtrar esgoto

roberto-kautsky-1

Roberto Anselmo Kautsky: o botânico capixaba que revelou ao mundo a beleza das orquídeas do Espírito Santo

Programa-Saude-na-Escola-leva-conscientizacao-e-cuidados-a-criancas-e-adolescentes-em-todo-Estado

Programa Saúde na Escola leva conscientização e cuidados a crianças e adolescentes em todo Estado

Recorde-nas-exportacoes-do-agro-capixaba-no-1o-quadrimestre-de-2024

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º quadrimestre de 2024

Mulheres-Positivas-abre-periodo-de-indicacoes-para-premio-voltado-a-empreendedoras-no-Agro

Mulheres Positivas abre período de indicações para prêmio voltado à empreendedoras no Agro

brasil-24-05-ft-Rafa-Neddermeyer-abrigo-chuvas-sul

Pessoas físicas doam R$ 35 mi do IR para fundos do Rio Grande do Sul

Últimos artigos de Arte, Crônicas e Poesia