Rota dos Sabores mostra a diversidade gastronômica do Espírito Santo

Publicado em 18/04/2024 às 08:23

Compartilhe

turismo-18-04-ft-div-setur

Foto: Divulgação

Do litoral ao interior, o Espírito Santo convida os visitantes para uma jornada de descoberta gastronômica, em que cada região revela sabores únicos e autênticos. Com uma mistura de influências indígenas, africanas e europeias, a culinária capixaba é uma verdadeira celebração da diversidade cultural do Estado.

Os viajantes podem embarcar em uma jornada pelas cidades litorâneas, como Vitória, Vila Velha, Guarapari e Anchieta, onde a gastronomia à base de frutos do mar é a estrela do cardápio. Nesses locais, os turistas podem se deliciar com a famosa moqueca capixaba, preparada com peixe fresco, tomate, cebola e coentro. Além da moqueca, também podem saborear outras delícias locais, como a torta capixaba, feita à base de frutos do mar e massa de palmito, e os famosos bolinhos de aipim com recheios variados, como camarão, carne seca ou queijo.

Já nas montanhas de Domingos Martins, Marechal Floriano e Santa Teresa, por exemplo, a gastronomia ganha um toque europeu com a influência da imigração alemã e italiana. Durante a Festa do Morango e do Chocolate, os visitantes podem degustar deliciosas sobremesas feitas com morangos frescos colhidos na região, como tortas, mousses e geleias, além de se deliciar com os tradicionais chocolates capixabas.

O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, destacou que a gastronomia é um elemento fundamental da experiência turística em nosso Estado. “O Espírito Santo tem muito a oferecer nesse sentido. Nossos eventos gastronômicos são uma oportunidade para os visitantes conhecerem e se encantarem com a diversidade de sabores e tradições que fazem parte da nossa cultura”, ressaltou.

Fonte: SETUR

Veja também

soído

Líder de tráfico de drogas de Cariacica é preso em Domingos Martins

vni

Venda Nova do Imigrante caminha para se tornar a primeira cidade inteligente do Estado

eja matricula

Período de matrícula para alunos da EJA na Rede Estadual de Ensino começa nesta segunda-feira (13)

café freepik

Tomar café pela manhã reduz risco de problemas cardiovasculares, aponta estudo

hospital padre maximo

Jovem descobre gravidez no momento do parto, após diagnóstico errado de infecção urinária

ciam

Rede de apoio em Marechal Floriano registra atendimento a 70 mulheres em situação de vulnerabilidade em 2024

coabriel

Programa Conilon Eficiente transforma a gestão de 160 propriedades e impulsiona resultados

vinícula

Vinícola gaúcha prepara programação especial durante a colheita da uva