Prêmio CNA Brasil Artesanal abre inscrições para concurso de cafés especiais torrados

Publicado em 22/04/2024 às 14:28

Compartilhe

agro-22-04-freepik-cafe

Foto: Freepik

Segue até amanhã (23), as inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 Cafés Especiais Torrados. A realização é da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. O concurso é voltado para produtores rurais que também industrializam e comercializam o café torrado em todo o Brasil.

As inscrições podem ser feitas no site do Sistema CNA/Senar até o dia 23 de abril em duas categorias: 100% Café Arábica e 100% Café Canephora (Conilon e Robusta).

O edital prevê alguns critérios que devem ser cumpridos simultaneamente, em relação aos volumes de produção agrícola e de industrialização do grão.

Para se inscrever na categoria Arábica, o volume total anual de produção de café beneficiado em grãos crus dos produtores deve ser de até 3 mil sacas de 60kg. Para o Canephora, a produção deve ser de até 4,5 mil sacas de 60kg.

Já o volume de produção industrializada, ou seja, do café torrado, para as duas categorias, deverá ser de até 20 sacas de 60kg/mês, totalizando no máximo 240 sacas de 60 kg/ano.

Os produtos devem se enquadrar no estilo de cafés especiais, segundo o Protocolo Brasileiro de Avaliação Sensorial de Café Torrado, metodologia adotada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

Neste contexto, serão avaliados critérios como: alta doçura, excelente qualidade de acidez, baixo amargor, aromas intensos com notas frutadas, florais, especiarias, baunilha e até levemente alcoólico.

A primeira edição do prêmio de 2024 é realizada pela CNA em parceria com a ABIC e a empresa Helga Andrade, especialista em cafés. O objetivo do prêmio é reconhecer a qualidade da produção e valorizar cafeicultores de todo o país.

De acordo com o edital do concurso, os produtores inscritos devem enviar amostras dos cafés, via Correios ou empresa transportadora, até o dia 23 de abril. O produto deve ser enviado em embalagem hermética, própria para acondicionamento de alimentos, sendo que todas as unidades devem ser do mesmo peso, lote, data de validade e fabricação.

As amostras serão analisadas no júri técnico, primeira etapa de avaliação do concurso que selecionará dez produtos, cinco de cada categoria. Em seguida, os produtos selecionados participam da fase do júri popular, onde ocorre a degustação por consumidores finais. A última etapa será a avaliação das histórias dos produtores rurais.

Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, vão receber certificados e prêmios em dinheiro. Os três primeiros vão receber também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.

Artesanal e Tradicional

A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA para valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.

A Confederação promove o Prêmio CNA Brasil Artesanal desde 2019. Já foram realizados concursos para fazer o reconhecimento de produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos.

Café capixaba

O Espírito Santo é conhecido por sua importante e premiada produção de café. Sendo o maior produtor de café conilon do Brasil, o estado é responsável por cerca de 70% de toda a produção nacional e por até 20% da produção mundial, de acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Dados do estudo ainda mostram que 80% das propriedades rurais capixabas têm o café conilon como principal fonte de renda e que ele é responsável por 37% do PIB agrícola, além de gerar empregos diretos e indiretos.

A premiação Coffee Of The Year de 2023, que aconteceu na Semana Internacional do Café (SIC) foi mais uma demonstração do porque o café capixaba é referência para o país. Dentre os cinco produtores selecionados como destaque na categoria Conilon, quatro são do Espírito Santo. Na categoria arábica não foi diferente: quatro outros produtores do interior do estado fecharam a lista de capixabas que ganharam visibilidade com a sua cafeicultura.

O Senar segue junto com a evolução dos cafeicultores no Espírito Santo. A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-ES acompanhou parte desses produtores premiados, além de tantos outros que são mensalmente assistidos pelo programa.

Serviço:

Inscrições: até o dia 23 de abril pelo site da CNA
Envio das amostras: até o dia 23 de abril
As amostras serão recebidas até dia 30 de abril

Envio das amostras

PRÊMIO CNA BRASIL ARTESANAL – CAFÉS ESPECIAIS TORRADOS
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA
Endereço: SGAN, Quadra 601, Módulo K, Edifício Antônio Ernesto de Salvo, CEP 70.830-903, Brasília/DF
Acesse o regulamento e participe!

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

Veja também

cafes-es

Cafés do Espírito Santo no topo do Prêmio Artesanal de Cafés Especiais Torrados

cafe-conilon

Produção de café conilon deve ser a 3ª maior na série histórica no Espírito Santo

Pesquisa-utiliza-biocarvao-de-casca-de-laranjeira-e-eucalipto-para-filtrar-esgoto

Pesquisa utiliza biocarvão de casca de laranjeira e eucalipto para filtrar esgoto

roberto-kautsky-1

Roberto Anselmo Kautsky: o botânico capixaba que revelou ao mundo a beleza das orquídeas do Espírito Santo

Programa-Saude-na-Escola-leva-conscientizacao-e-cuidados-a-criancas-e-adolescentes-em-todo-Estado

Programa Saúde na Escola leva conscientização e cuidados a crianças e adolescentes em todo Estado

Recorde-nas-exportacoes-do-agro-capixaba-no-1o-quadrimestre-de-2024

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º quadrimestre de 2024

Mulheres-Positivas-abre-periodo-de-indicacoes-para-premio-voltado-a-empreendedoras-no-Agro

Mulheres Positivas abre período de indicações para prêmio voltado à empreendedoras no Agro

brasil-24-05-ft-Rafa-Neddermeyer-abrigo-chuvas-sul

Pessoas físicas doam R$ 35 mi do IR para fundos do Rio Grande do Sul