Camarão, palmito e requeijão cremoso

Gastronomia , 15 Junho 2020

Camarão, palmito e requeijão cremoso

Esta receita é muito simples de elaborar e vale a pena investir nos camarões rosa, pois se utilizarmos os pequenos, eles praticamente “somem” quando cozidos!

GastronomiaVamos à receita: comecei temperando os camarões frescos, limpos e descascados, com uma colher de sopa de pasta caseira de cebola e alho, caldo de um limão galego grande (mas pode ser qualquer um: tahiti, siciliano, etc...), sal, lemon peper e tempero completo do Edu Guedes a gosto. Deixei-os neste tempero, na geladeira, por uma hora.

Na sequência fatiei, com mais ou menos 1 cm de espessura, ½ kg de palmito pupunha fresco. Coloquei as fatias para cozinhar em 2 copos de água salgada e adicionei 2 colheres de sopa de vinagre branco. Quando ficaram macias desliguei o fogo, as escorri, as cortei em tiras não muito finas e reservei. Piquei meio maço de salsinha fresca e reservei, também.

Então, coloquei o forno para pré-aquecer e, numa frigideira grande antiaderente aqueci ½ xícara de azeite. Escorri os camarões numa peneira, cuidando para guardar o caldo, polvilhei uma colher de sopa rasa de colorau, os refoguei por 3 minutos de cada lado e acresci o caldo do tempero no qual ficaram marinando. Em seguida acrescentei 500 g de requeijão cremoso e misturei aos camarões. Adicionei, então, o palmito, homogeneizei bem tudo, corrigi o sal e salpiquei com a salsinha.

Coloquei o conteúdo da frigideira numa assadeira de vidro, polvilhei queijo parmesão ralado por cima e levei ao forno até gratinar. Servi com arroz branco, mas acho que uma porção de batata palha também irá acompanhá-los muito bem! Para quem gosta, um vinho branco gelado da uva sauvignon blanc harmonizará perfeitamente! Bom appétit!

 

confira botao coluna 2

 

Histórico