Reykjavik é chamada de cidade do gelo e do fogo e tem sol por 24h

Publicado em 16/02/2022 às 06:20

Compartilhe

116663


source
Reykjavik é a capital mais setentrional do mundo.
evelyn paris / unsplash

Reykjavik é a capital mais setentrional do mundo.

A Islândia é uma terra de contrastes: se por um lado é repleta de movimentações vulcânicas, por outro é uma região extremamente gelada. O país está situado na ilha homônima e também contempla algumas pequenas ilhotas ao seu redor. Além disso, o destino fica bem próximo ao círculo polar ártico, o que explica as baixas temperaturas da região. 

Embora seja moderna e desenvolvida, a ilha ainda mantém características de vilas interioranas, com um clima rústico. Reykjavik, capital do país, não foge do padrão, mas tem uma agitada vida noturna: festejar em bares e pubs são traços fortes da cultura dos islandenses. A atividade turística também se destaca na cidade, que encanta os visitantes com a paisagem de casas coloridas, as águas termais e a oportunidade de assistir à aurora boreal. 

Reykjavik é a capital mais setentrional do mundo, ou seja, que está mais ao norte do planeta. Por conta disso, durante o verão, a luz do dia dura 24h. Nos meses de inverno, em contrapartida, os habitantes podem aproveitar os raios solares por apenas 4h. Na época de calor as temperaturas variam de 10ºC a 14ºC, o que favorece a realização de diversos festivais e eventos ao ar livre na cidade. Contudo, o fenômeno das luzes no céu, a aurora boreal, só pode ser contemplada na estação mais fria do ano. 

Uma curiosidade interessante sobre a capital da Islândia é a origem de seu nome. Reykjavik significa “baía fumegante”, uma menção ao vapor quente que “brota” do chão. A cidade abriga diversas nascentes de águas quentes no seu entorno, que é bombeada e utilizada para aquecer a população. 

Igreja Hallgrímskirkja

A igreja luterana Hallgrímskirkja é a maior da Islândia e foi construída em estilo gótico.
ferdinand stohr / unsplash

A igreja luterana Hallgrímskirkja é a maior da Islândia e foi construída em estilo gótico.


A igreja luterana Hallgrímskirkja é a maior da Islândia, erguendo-se em 74,5 metros. Construída em estilo gótico, tem várias colunas que representam o basalto vulcânico. O interior da catedral não deixa a desejar: carrega pinturas, esculturas e vitrais. Também conta com um órgão de 15 metros de altura e que ainda possui 5.275 tubos. A entrada é gratuita e os visitantes podem apreciar uma bela paisagem de Reykjavik. 

Rúntur

(Continue a leitura logo abaixo)

Leia Também

Uma curiosa tradição entre os islandeses envolve bares e muita bebida alcoólica. O costume acontece na região da rua Laugavegur, e consiste em um tour em que os nativos vão de bar em bar, bebendo até não aguentarem mais. 

Leia Também

Leia Também

Círculo Dourado

O Círculo Dourado é a rota turística mais requisitada da Islândia.
gabrielle mustapich / unsplash

O Círculo Dourado é a rota turística mais requisitada da Islândia.

O Círculo Dourado é uma rota turística de 300 km que começa e termina em Reykjavik. Desse modo, contempla quatro das atrações mais visitadas da Islândia, com paisagens deslumbrantes do país. Após passar pela capital, o trajeto tem início no Parque Nacional Thingvellir, considerado patrimônio da humanidade pela Unesco. A área tem uma grande relevância para a história do país, visto que o primeiro Parlamento da Islândia foi fundado no local em 930 a.C. 

Thingvellir marca o lugar exato onde as placas da América do Norte e da Eurásia se separam, fato que formou rachaduras no solo. Para unir os dois lados, foi construída uma ponte chamada Cifra e, quem passa de um lugar para o outro, se desloca da Eurásia para as placas da América do Norte. Uma infinidade de trilhas, espaços para acampamento e áreas de mergulho entre as placas tectônicas são as demais atividades que o parque oferece. 

60 km depois, o visitante chega ao parque geotermal Haukadalur, primeiro dessa categoria a ser citada por escrito, em 1294. Quem visitá-lo pode conhecer mais de 40 fontes termais. Os dois maiores gêiseres (jatos de água quente que brotam do chão) são o Strokkur e o Geysir. O primeiro tem erupções a cada cinco ou dez minutos, mas o segundo está inativo e não explode mais. 

Gullfoss, que significa “cachoeira dourada”, é a maior queda d’água da Europa e também integra o circuito. O nome veio em consequência dos tons dourados que atingem a água nos meses de verão. O passeio acaba em Kerið, uma grande cratera vulcânica formada há mais de 6 mil anos e com cerca de 55 metros de profundidade.

Harpa Concert Hall

Harpa Concert Hall é um centro cultural que assemelha-se a um grande bloco de gelo.
laila gebhard / unsplash

Harpa Concert Hall é um centro cultural que assemelha-se a um grande bloco de gelo.


Com o objetivo de ser um grande centro de convenções, o Harpa Concert Hall foi inaugurado em 2011, feito com design moderno e impressionante. O projeto arquitetônico foi feito em formas geométricas, as paredes externas são revestidas de vidro e led, se assemelhando a cristais ou blocos de gelo.

Fonte: IG Turismo

Veja também

Acidente-entre-moto-e-carro-deixa-um-ferido-em-Marechal-Floriano-1

Acidente entre moto e carro deixa um ferido em Marechal Floriano

Continua-o-trabalho-de-pintura-em-ruas-de-Marechal-Floriano-1

Continua o trabalho de pintura em ruas de Marechal Floriano

Operacao-da-Policia-Ambiental-identifica-crimes-ambientais-em-Santa-Teresa-1

Operação da Polícia Ambiental identifica crimes ambientais em Santa Teresa

Selecoes-de-Campinho-e-Marechal-Floriano-empatam-na-segunda-rodada-da-Copa-Sesport-1

Seleções de Campinho e Marechal Floriano empatam na segunda rodada da Copa Sesport

EUA-aprovam-ajuda-de-US40-bilhoes-a-Ucrania

EUA aprovam ajuda de US$40 bilhões à Ucrânia

Bolsonaro-diz-que-pais-nao-teve-problema-social-durante-a-pandemia

Bolsonaro diz que país não teve ‘problema social’ durante a pandemia

Geada-e-temperaturas-abaixo-de-zero-sao-registradas-nas-montanhas-do-Espirito-Santo-7

Geada e temperaturas abaixo de zero são registradas nas montanhas do Espírito Santo

Governo-do-Estado-anuncia-pacote-de-investimentos-no-esporte

Governo do Estado anuncia pacote de investimentos no esporte