POMERANA

Coluna Pomerana

Principais fatos da História da Pomerânia

Publicado em 14/06/2023 às 10:16

Compartilhe

Colunas-Montanhas-capixabas-Pomerano

Era Glacial: 12.000 a 10.000 anos a.C. Das geleiras derretidas da Dinamarca, vieram pelo Mar Báltico, sementes das árvores de faias, salgueiro cinzento, carvalho e bétula, pedregulhos e calcário para a Costa Báltica ocidental, na Pomerânia.

100 a.C. Primeiros habitantes da costa Báltica foram os ruguérios, lemovérios e nuitones, tribos

germânicas sedentárias. Em 451 os ruguérios avançam para o oeste, para a região da Ilha de Rügen até o sul do povoado de Pyritz (ver Mapa).

Em 456 a 495, chegam imigrantes eslavos, vindos da Ucrânia. Eram comerciantes e andarilhos e trazem seus deuses pagãos e o rebanho de ovelhas, da espécie merino.         

Fig. 1 – Habitação zona rural da Pomerânia

A partir de 900 é citado Berstuk, deus eslavo do mal que vivia nas florestas. Por volta de 1250, os Duques pomeranos com seus servos, na noite de ano novo, faziam muito barulho para prender dentro da floresta o deus Berstuk. Dessa maneira não causaria nenhum mal e nem destruiria as lavouras. Em 1983, Roberto Belz de Alto São Sebastião ainda praticava este ritual sem saber a origem e nem o significado do mesmo.

990. O Duque Mieszko I, rei da Polônia, ataca o porto de Wollin e perde a batalha e depois invade Stettin com um exército de 3000 soldados e constrói um castelo. 1000. O Duque Boleslaw I, rei da Polônia, chega ao povoado de Kolberg, na Pomerânia e funda uma diocese subordinada à arquidiocese de Gniezno, na Polônia.

1062. Começam a ser formados os Ducados na Pomerânia, iniciando a servidão dos habitantes pobres da região pomerana. De 1124 a 1128: Chegada do Cristianismo na Pomerânia através do bispo Otto von Bamberg. Ele funda 11 igrejas em sua segunda viagem em 1128, distribui mudas de uva branca às comunidades para fazerem vinho para a Eucaristia (Santa Ceia) e doa mudas aos Duques pomeranos.

Em 1168 ocorre a invasão da Ilha de Rügen pelo rei da Dinamarca Valdemar I e o bispo Absalon.

Bornhöved, onde o povo de 1178 a 1180. A Pomerânia favorece a entrada e instalação dos mosteiros, pelos monges Cistercienses, Agostinianos, Dominicanos e Ordem dos Regulados Cânones (Premonstratensian).

Em 1227, ocorreu a Batalha de pomerano venceu os dinamarqueses e a vitória foi atribuída à Santa Maria Madalena.

Fig 2 – Grab des heiligen Otto in der Bamberger Michaelskirche 

Duque Barnim I (1226-1278). Convidou camponeses alemães, cavaleiros, artesãos e comerciantes da região da Westfália, Baixo Reno, Flandres do norte (Bélgica), Países Baixos

que logo se adaptaram nas terras pomeranas. Eles trouxeram inovações, como arado com pontas de ferro. O Duque Barnim I, durante seu reinado, implantou o cultivo de cereais como trigo, cevada, lúpulo e aveia.     

1140 a 1544. Fundação do bispado de Cammin uma antiga diocese católica no ducado da Pomerânia.

1250 a 1650. Liga Hanseática é o nome das associações de comerciantes que existiram para garantir o transporte de suas mercadorias pelos mares em segurança.

1269. Fundação da aldeia de Demmin: (área pantanosa). Diz a lenda que duas belas princesas de cabelos loiros e cacheados constroem um castelo: “Dat Hus is din un min” (A Casa pertence a ti e a mim). Essa frase foi escrita em 1269. A escrita dessa mesma frase em pomerano atual é : Dat huus höört dij un mij. Ismael Tressmann

1400. Novos colonizadores, ao chegarem à Pomerânia Ocidental, encontraram ali povos falantes de línguas eslavas, como o Pomerano (hoje extinta), o Sórbio (Lusation Sorbs) e o Cassúbio (kaszëbsczi, pòmòrsczi). A língua pomerana entrou em declínio, dando lugar ao Pomerano baixo-saxônico que se estabeleceu como língua autônoma.

Fig. 3 – Pomerânia com sua divisão após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Ismael Tressmann-Dicionário   Enciclopé- dico Pomerano Multilíngue.

1534. O monge pomerano, Johann Bugenhagen que foi convertido às ideias de Lutero, começa uma peregrinação pela Pomerânia, visitando aldeias e povoados e fundando comuni- dades luteranas.

1569. O duque da Pomerânia-Stettin, Johann Friedrich, reivindica a necessidade de falar e cantar em língua alemã nas igrejas. Enfatiza que a vida do clero deve se basear no Livro da Fórmula de Concórdia (1577), numa vida simples e austera.

1637. Nessa data termina o reinado dos Duques na Pomerânia. O último foi Bogislaw XIV (reinado de 1625-1637), e depois disso ascende a classe dos nobre e dos comerciantes.

1618-1648. Guerra dos Trinta Anos. A duquesa Sophie, viúva do Duque da Pomerânia-Stettin Philipp II (reinado 1606-1618) se abriga no convento de Treptow e promove assistência aos necessi- tados. Também ensina bordados às mulheres.

1724. O diácono Laurentius David Bollhagen editou livros, como Pommersches Ge- sangbuch (livro de hinos pome- ranos para os tempos difíceis).

1740 a 1786. Frederico II, Rei da Prússia sempre dizia: ¨Ninguém ama mais a Pomerânia que eu¨. A partir de 1743 ele introduziu na  Pomerânia o plantio da batata, pois a considerava boa alimentação para seu exército e para a população nas crises de fome.

1807 a 1813. Napoleão Bonaparte na Pomerânia. A chegada das tropas franceses trouxeram destruição. Igrejas incendiadas, lavouras destruídas e casas invadidas.

Em 09 de outubro de 1808, o governo prussiano promulgou uma Lei concedendo a liberdade aos colonos.

1831. Houve na Pomerânia o surto da cólera, que dizimou 1058 pessoas. Nessa época a Pomerânia tinha apenas 750 mil habitantes.

1833 A produção da batata na Pomerânia entrou em crise devido a sua contaminação por fungos.

1840. A era da Revolução Industrial chega na Pomerânia. Agricultores vão para a cidade de Stettin e se empregam nas fábricas de sabão, âncoras, cordas e açúcar. Mas em 1850, a crise se agrava e muitas famílias migram para outros lugares, inclusive o Brasil.

Veja também

Mulher-cai-no-rio

Mulher cai no rio Jucu após ouvir chamado de amiga falecida em Marechal Floriano

CRAS-DM

CRAS de Domingos Martins promove revisão cadastral para famílias de baixa renda

Ultimos-dias-para-inscricao-de-trabalhos-cientificos-academicos-na-Favesu-2024

Últimos dias para inscrição de trabalhos científicos acadêmicos na Favesu 2024

silvicultura

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

Corpo-de-mulher-encontrado-em-MF

Corpo de mulher é encontrado próximo ao Rio Jucu em Marechal Floriano

copa-futsal-feminino

Copa Verde de Futsal Feminino movimenta região das Montanhas Capixabas neste fim de semana

projetos-esportivos-dm

Projetos sociais esportivos em Domingos Martins oferecem vagas para crianças e jovens de 6 a 16 anos

dengue-em-mf-1

Marechal Floriano entra em alerta de alto risco com mais de 100 casos de dengue notificados

Últimos artigos de Coluna Pomerana

Relatos, Memórias e Retratos da nossa história – Parte I

Como as mulheres se vestiam no século XIX

Comunidades livres e escolas pomeranas – Parte II

Os pastores, as comunidades livres e as escolas pomeranas em São Lourenço do Sul – Parte I

Vila Neitzel: a maior comunidade pomerana de Minas Gerais