Bahia x Vitória: tudo o que você precisa saber sobre a rivalidade Ba-Vi

Publicado em 25/11/2021 às 08:50

Compartilhe

Bahia-x-Vitoriai

Em território nacional, os dois times nordestinos garantem um clássico cheio de rivalidade. As expectativas para um bom confronto sempre animam os amantes de futebol no Brasil todo. Já o clássico Ba-Vi adiciona uma camada extra de euforia para os torcedores da região.

O clássico Ba-Vi é considerado uma das maiores rivalidades do Brasil, que envolve dois clubes tradicionais do Nordeste do país, o Bahia e o Vitória, que se enfrentaram pela primeira vez em 1932. Aliás, não é surpresa que todo o brasileiro adora uma rivalidade no futebol e atualmente os times garantem fortes emoções frente à possibilidade de confronto na próxima temporada do brasileirão. A combinação de 35 títulos do Bahia e 26 títulos do Vitória em pouco mais de 65 temporadas do Campeonato Estadual também acirra uma rivalidade entre os times.

O Vitória, o 5º clube mais antigo do país, a princípio não deu muita atenção ao atual rival até o início dos anos 50. Com a fundação de um novo time profissional em 1953 pelo Clube Vitória e sua conquista nacional no mesmo ano, os dirigentes tanto do Vitória quanto do Bahia daquela época passaram a promover intensamente os jogos, percebendo que ambos eram os dois maiores clubes da cidade. 

Sobre o Vitória

O Esporte Clube Vitória foi fundado em 1899 e ocupa a 5ª posição no ranking de times mais antigos no futebol brasileiro. Além de ser também um dos Clubes mais antigos do país, fundado em 1902, o Vitória tinha o foco em outros esportes mais famosos naquela época, como o críquete por exemplo. Em termos de futebol, o Vitória era pouco representativo na capital baiana até o início dos anos 1950, quando o time de futebol conquistou o primeiro título.

Foi nesta época que a rivalidade entre o Vitória e o Bahia começou e atualmente o clássico pode acontecer na disputa da série B do Campeonato Brasileiro. O Vitória se luta para se manter na série B na próxima temporada, já que perdeu o último confronto contra o CRB-Al e segue na zona de rebaixamento, com 40 pontos acumulados.

Sobre o Bahia

O Esporte Clube Bahia é um dos clubes fundados mais recentemente no Brasil. Fundado em 1931, em seu primeiro ano como clube, o Bahia já conquistou seu primeiro campeonato estadual. O time desde então detém o recorde de Campeonatos Estaduais na Bahia (46 desde 2015) e ascende a disputa com o Vitória nos campeonatos regionais desde a década de 50.

Não há dúvidas que vale ficar apena nos confrontos entre os dois times para arriscar alguns palpites sobre o desempenho de cada um aqui no https://betting.com/pt/dicas. Mas por enquanto o confronto entre os times para disputar o título nacional vai ter que esperar enquanto o Vitória não se recupera para alcançar o rival Bahia, que disputa série A do Campeonato Brasileiro. Outra alternativa para o encontro dos rivais é a possibilidade de rebaixamento do Bahia, que ainda não escapou da zona de rebaixamento da série A.

Veja também

107945

Ministro Rogério Marinho será ouvido no Senado sobre emendas de relator

© Pedro Souza/Atlético/Direitos Reservados

Já campeão, Atlético-MG recebe Bragantino em reencontro com torcida

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes

107939

Subida dos juros deve provocar desaceleração na economia, diz Guedes

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ministério oferece mais de 21,5 mil vagas para Médicos pelo Brasil

107935

Em relatório preliminar, deputado destina R$ 16,2 bilhões para orçamento secreto

107933

Nova proposta de reforma trabalhista quer proibir motoristas de app na CLT

107931

Pais de autor de massacre em escola de Michigan são presos