POMERANA

Coluna Pomerana

As Festas Pomeranas são mesmo pomeranas?

Publicado em 13/08/2019 às 12:36

Compartilhe

festas01Nessa época do ano, “proliferam” as festas com apresentações de temas típicos em todos os municípios de imigração germânica, em nosso país, alguns com características corretas, lembrando as vestimentas e costumes das regiões de onde vieram seus antepassados. Outras deixam a desejar. Vimos, há pouco, queixa nas redes sociais sobre as festas pomeranas. Realmente é de pensar muito.

Cada município de descendência pomerana deveria se cercar de pesquisadores, historiadores e linguistas para retratar, de fato, os costumes, teatros, folclore e a vestimenta que nossos antepassados tinham como trajes. Mas dos próprios descendentes pomeranos ouvimos queixa. “Vivemos num país de muito calor e essas roupas pomeranas são muito pesadas.” Das pessoas que exercem cargos nas prefeituras, como as secretárias de Cultura e Turismo, muitas não têm intenção de regular essas vestimentas típicas. Recebem mil elogios e estarão em evidência para políticas futuras, se a Festa Pomerana local for um sucesso.

O pensamento primeiro é atrair um enorme público, com cerveja em grande quantidade e trazer artistas de renome, esquecendo-se das pessoas talentosas da região. Um secretário de Cultura questionado por nós disse: ¨A Prefeitura precisa de dinheiro em primeiro lugar. Quanto mais pessoas vierem mais lucro e divulgação teremos. E isso vai marcar de modo ímpar a nossa administração.

festas02Certa vez, um secretário de Cultura de um município que se diz pomerano foi a um programa de televisão para convidar os telespectadores para a Festa Pomerana. O próprio secretário estava com vestimenta típica da Baviera. Nas cenas do pequeno vídeo que ele levou para mostrar, aparecia uma casa em estilo da região da Saxônia, copos de chopp da região de Munique e a bandinha que estava tocando, com vestimenta de Hessen, a música no vídeo era típica dos Alpes e não se disse nenhuma palavra em pomerano. E o secretário enfatizava: “Venham para a Festa Pomerana.” O que fazer diante desse quadro? Falam e falam tanto em preservar a cultura, costumes, língua, corais, coro de trombones e grupo de danças com trajes típicos. E, quando têm uma chance ímpar de visualização nas redes sociais, na mídia televisiva e jornalística, mostram e fazem propaganda sobre outras regiões alemãs e pouca dos pomeranos, mas enfatizam que é Festa Pomerana.

Veja também

capa foto 28

Domingos Martins realiza primeira Olimpíada Martinense de Matemática e premia jovens talentos

CAPA_COLUNA_SOCIAL

Estudantes de Domingos Martins são premiados na Olimpíada Martinense de Matemática

Macro of mosquito (Aedes aegypti) sucking blood close up on the human skin. Mosquito is carrier of Malaria, Encephalitis, Dengue and Zika virus

Amanhã é o Dia D: Ministério da Saúde convoca a população para mobilização nacional contra a dengue neste sábado (14)

prisão freepik

Homem tenta escapar da polícia pelos telhados e acaba preso em chaminé nos EUA

calendario_eventos_2025

Setur apresenta o Calendário de Eventos 2025 com uma programação ainda mais diversificada

Selo Transparência 2[1]

Prefeitura de Marechal Floriano é certificada com ‘Selo Ouro’ em transparência

53543424679_1735f7c981_o

Incêndios florestais empobrecem a diversidade da Amazônia

IMG_20241205_092952_4-800x445

Estrada do Caracol vai ganhar pavimentação em Marechal Floriano

Últimos artigos de Coluna Pomerana

Relatos, Memórias e Retratos da nossa história – Parte I

Como as mulheres se vestiam no século XIX

Comunidades livres e escolas pomeranas – Parte II

Os pastores, as comunidades livres e as escolas pomeranas em São Lourenço do Sul – Parte I

Vila Neitzel: a maior comunidade pomerana de Minas Gerais