Mais de 840 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Publicado em 06/05/2024 às 09:32

Compartilhe

brasil-06-05-ft-Gustavo-Mansur-Palacio-Piratini

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Os temporais que atingem o estado do  Rio Grande do Sul  desde segunda-feira (29) causaram 78 mortes, com mais seis sendo investigadas, segundo o boletim da Defesa Civil divulgado às 18h deste domingo (5).  O governador Eduardo Leite (PSDB), diz que é esperado que o número de vítimas fatais cresça. O mandatário voltou a dizer que o evento se trata do maior desastre climático da história do estado. 

O número de feridos é de 175. Já a quantidade de desaparecidos é de 105.

A Defesa Civil do estado contabiliza cerca de 115,8 mil pessoas fora de casa, sendo 18,4 mil pessoas em abrigos. Ao todo, 341 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 844 mil pessoas.

A Defesa Civil às 19h deste sábado (04) um alerta de inundação severa para a Região Metropolitana de Porto Alegre e cidades banhadas pelos rios Dos Sinos, Jacuí e Caí, além dos municípios próximos ao lago Guaíba.

O órgão ainda emitiu um alerta para chuvas e ventos fortes, descargas elétricas e até mesmo granizo, válido para a região norte e noroeste do Rio Grande do Sul, com validade até às 10 da manhã deste domingo (05).

Os temporais começaram na segunda-feira (29) e têm provocado danos a imóveis e elevação no nível dos rios e arroios, fazendo com que muitas pessoas fiquem desabrigadas. 

Estado de calamidade

Nesta quarta-feira (1º),  o Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública pelos “eventos climáticos de chuvas intensas”. 

Os eventos meteorológicos ocasionaram “danos humanos, com a perda de vidas, e danos materiais e ambientais, com a destruição de moradias, estradas e pontes, assim como o comprometimento do funcionamento de instituições públicas locais e regionais e a interdição de vias públicas”, descreve o decreto assinado pelo governador.

Veja cidades mais afetadas: 

  • Santa Cruz do Sul, a 150 km de Porto Alegre: 50 famílias tiveram que deixar suas casas devido ao aumento do nível de um rio.
  • Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre: Um arroio transbordou por causa da chuva, resultando no resgate de 15 famílias pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
  • Parobé, também na Região Metropolitana de Porto Alegre: Dezessete pessoas estão desalojadas.
  • Arroio Grande, no Sul do estado: Cinco famílias precisaram ser retiradas de suas casas devido ao aumento do nível de um arroio, totalizando 18 pessoas desalojadas.
  • Quaraí, na Região da Fronteira Oeste: Doze pessoas estão desalojadas, enquanto outras quatro foram encaminhadas para abrigos públicos.
  • Estância Velha: Cinco casas foram alagadas, forçando as famílias a saírem de suas residências.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informou que a região de Faxinal do Soturno, no Centro do RS, teve o maior volume de chuva nas últimas 24 horas: 226,2 milímetros.

Quanto à rajada de vento mais forte, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 87 km/h em Soledade, no Norte do Rio Grande do Sul.

Fonte: Portal IG

Veja também

cafes-es

Cafés do Espírito Santo no topo do Prêmio Artesanal de Cafés Especiais Torrados

cafe-conilon

Produção de café conilon deve ser a 3ª maior na série histórica no Espírito Santo

Pesquisa-utiliza-biocarvao-de-casca-de-laranjeira-e-eucalipto-para-filtrar-esgoto

Pesquisa utiliza biocarvão de casca de laranjeira e eucalipto para filtrar esgoto

roberto-kautsky-1

Roberto Anselmo Kautsky: o botânico capixaba que revelou ao mundo a beleza das orquídeas do Espírito Santo

Programa-Saude-na-Escola-leva-conscientizacao-e-cuidados-a-criancas-e-adolescentes-em-todo-Estado

Programa Saúde na Escola leva conscientização e cuidados a crianças e adolescentes em todo Estado

Recorde-nas-exportacoes-do-agro-capixaba-no-1o-quadrimestre-de-2024

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º quadrimestre de 2024

Mulheres-Positivas-abre-periodo-de-indicacoes-para-premio-voltado-a-empreendedoras-no-Agro

Mulheres Positivas abre período de indicações para prêmio voltado à empreendedoras no Agro

brasil-24-05-ft-Rafa-Neddermeyer-abrigo-chuvas-sul

Pessoas físicas doam R$ 35 mi do IR para fundos do Rio Grande do Sul