Banestes lança Inteligência Artificial Generativa própria em parceria com startup capixaba

Publicado em 06/05/2024 às 15:13

Compartilhe

geral-06-05-banestes

Foto: Divulgação

Batizado de Sab.IA, o chatbot de inteligência artificial do Banestes visa otimizar os processos internos de aprendizagem e atendimento dos colaboradores.

O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) deu início a uma jornada inédita de tecnologia, a partir do uso de Inteligência Artificial (IA). A instituição bancária desenvolveu uma solução própria de IA Generativa, ou seja, propícia para a criação de novos conteúdos, com a startup capixaba Aumo, incubada na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A IA própria do Banestes foi batizada de Sab.IA.

A solução integrada de inteligência artificial generativa funciona como um chatbot on-line de inteligência artificial, semelhante aos lançados por grandes empresas no mundo, e tem como propósito auxiliar o dia a dia dos colaboradores do Sistema Financeiro Banestes, tornando os atendimentos mais ágeis e eficazes. O contrato de assinatura entre o banco e a startup aconteceu neste mês de abril.

O nome Sab.IA foi criado pela equipe de Marketing do Banestes, e a inspiração veio das palavras sabedoria, sábio e conhecimento. A partir daí, foi desenvolvida a marca Sab.IA, cuja fonética é “sabiá”, como o pássaro, o que representa também a ideia de origem brasileira, por ser uma ave símbolo do Brasil.

O presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, destacou a importância da ferramenta para o desenvolvimento da vertente de inovação tecnológica no banco. “A tecnologia é uma grande aliada das instituições financeiras. Somos uma empresa de tecnologia que presta serviços bancários. E, por meio do trabalho da nossa equipe de inovação, o Baneshub, estamos avançando com a modernidade proporcionada pela IA. Vamos inovar e trazer ainda mais agilidade e integração aos nossos processos”, frisou.

O professor Alberto Ferreira de Souza, chefe do escritório de ciência da Aumo, ressaltou que a tecnologia nasceu 100% capixaba, via Instituto de Inteligência Computacional Aplicada do Estado, em parceria com a Ufes e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus Vitória. “O Sabi.IA lê, compreende e reproduz a informação. Isso permitirá a análise do conhecimento do Banestes e aumentará a proatividade do colaborador”, disse.

A plataforma de inteligência artificial da startup Aumo é a primeira do Espírito Santo que tem uma rede neural do tipo generativa, treinada e customizada no Estado, usando os recursos do Atena, um supercomputador da universidade federal para modelar a plataforma de inteligência artificial. O serviço funciona de forma autônoma e inteligente, utilizando redes neurais profundas e personalizadas.

A rede neural generativa, explica o professor, imita a mente humana e, a partir da inserção de dados no programa de computador, as conexões são estabelecidas, sendo possível a realização das tarefas demandadas.

O diretor de Tecnologia do Banestes, Vicente Duarte, endossa as vantagens de utilização da plataforma. “Ao atuar como um FAQ (perguntas e respostas) inteligente, a plataforma se propõe a nos apoiar em treinamentos e alinhamentos operacionais com os colaboradores, acelerando o compartilhamento do conhecimento. Acreditamos no potencial da ferramenta para ser utilizada em ambiente corporativo, com os aprimoramentos de sua interface e indicadores, ampliando ainda mais suas entregas de valor”, disse.

Fonte: Assessoria Banestes

Veja também

capa

TecnoAgro 2025 reúne inovação, tecnologia e sustentabilidade

trevo-marechal

Moradores de Marechal Floriano podem sugerir melhorias para os próximos anos durante audiências

capa

Hospital Padre Máximo recebe maior certificação de organização nacional

Festival Tudo Tem, em Ponto Alto

Domingos Martins recebe a 1ª edição do Festival Tudo Tem, em Ponto Alto

Design sem nome (4)

Cultivo mais prático e eficiente: Incaper recomenda ‘paper pot’ para mudas de conilon

Agenda-TRF6

Acordo de Mariana: Justiça Federal apresenta relatório ao Governo do Estado

11836

Brasil celebra o Dia Mundial da Fruta com alta nas exportações e destaque para a manga

3757

Inscrições abertas para o 9º Concurso de Qualidade de Amêndoas do Cacau Capixaba