Um informativo à disposição da Comunidade Pomerana Brasileira.

Coluna Pomerana

Antigos costumes da páscoa na Pomerânia

Publicado em 07/04/2021 às 17:21

Compartilhe

A páscoa novamente está aí. Dentro dos seus diferentes significados, seja como um momento de renovação, de renascimento para uma vida nova, se formos olhar sob a ótica do cristianismo, ou seja, como uma opor- tunidade para a confraternização com as crianças da família. Hoje, mesmo com todas as restrições que a pandemia nos está impondo, a páscoa ainda é um momento de confraternização, mesmo que essa vá acontecer pelas redes sociais, ou fique restrita ao pequeno grupo familiar.

Antigos costumes da páscoa na PomerâniaTambém na Pomerânia essa festividade sempre foi celebrada com muita alegria e muitas dessas lembranças nos chegam até a atualidade. Em muitos lugares, além da ida habitual até as igrejas, também se mantiveram muitos antigos costumes. Segundo um desses, no domingo da páscoa, antes do nascer do sol, as moças jovens teriam que ir até o rio ou córrego, mais perto da sua casa, para coletarem uma pequena quantidade de água. Se fosse colhida dentro de um ritual apropriado, na época da Páscoa, essa água passaria a ser considerada milagrosa ou até sagrada. O procedimento pre- cisava acontecer antes do nascer do sol, em vasos muito limpos e ser realizado “contra a corrente”. Tudo issovprecisava ocontecer em absoluto silêncio, para que a água não perdesse seus poderes mágicos.

Antigos costumes da páscoa na Pomerânia 2Uma vez em casa, era guardada com muito zelo e passava a ser utilizada para curativos e também no tratamento da beleza das jovens. Dizia-se que, quando a jovem se lavava com essa água, sua pele assumia um aspecto aveludado e sua beleza e saúde floresciam.

Antigos costumes da páscoa na Pomerânia 3Já os meninos procuravam assustar as jovens, ao longo do trajeto da “busca” da água milagrosa, fazendo-as rir, para que rompessem seu silêncio e assim se perdesse o efeito milagroso da água da páscoa. Havia até aqueles que se escondiam com vasilhames cheios de água para lança-la sobre as desavisadas meninas.

Um outro costume. era a chamada “stippen”. Aliás, ainda conhecido nas regiões de colonização pomerana em Santa Catarina. Munindo de um pequeno galho com folhas verdes, ia-se até os vizinhos ou parentes que morassem por perto e, ameaçando “espetá-los”, recitava-se as frases: “Stiep, stiep ovo de páscoa; Se não nos derem um ovo de páscoa, iremos cortar a camisa em dois”.

Antigos costumes da páscoa na Pomerânia 4Naturalmente, muitas dessas brincadeiras costumavam render alguma goluseima ou algum prêmio em chocolate. Também na culinária, os preparativos para a páscoa sempre foram muito festejados. Sobretudo na região de Greifswald e na ilha de Rügen, ainda hoje se prepara os chamados “lobinhos de páscoa”. Trata-se de um tipo de bolachinha feita de massa de pão, imitando pequenos lobos. No passado era um produto muito apreciado e hoje, na época da páscoa, ainda podem ser encontradas nas padarias da região.

Veja também

PEPCV-Karol-Gazoni-Iema-1

Parques estaduais estarão abertos para visitação nesta semana

WhatsApp-Image-2021-06-21-at-09.23.40

Trânsito intenso causa engavetamento entre três carros na BR-262

WhatsApp-Image-2021-06-21-at-11.35.36-3

Carros antigos serão expostos em Araguaya no mês de julho

acidente-fazenda-no-estado_capa

Motociclista fica ferido após acidente com carreta na Fazenda do Estado, em Domingos Martins

doses-da-AstraZeneca-Fiocruz

Saúde envia aos estados e DF mais de 7,6 milhões de doses da AstraZeneca/Fiocruz

banestes-mantem-menor-taxa-de-juros

Banestes mantém menor taxa de juros do Brasil no crédito imobiliário, mesmo após alta da Selic

Sebrae-ES-consultoria

Sebrae/ES oferece consultorias sobre finanças com até 90% de desconto

pastor-de-marechal-tranferencia

Transferência de pastor entristece luteranos em Marechal Floriano

Ultimos artigos de Coluna Pomerana

Noiva de Preto: um vestido e muitos significados

A História da Pomerânia

A História da Pomerânia

A História da Pomerânia

A História da Pomerânia