POMERANA

Coluna Pomerana

O calendário Pomerano: O mês de outubro (Oktober)

Publicado em 20/10/2020 às 12:29

Compartilhe

o antigo calendário romano, outubro era o oitavo mês do ano. Na época de Carlos o Grande, entre os germanos ocidentais, o mês de outubro era conhecido como winmanot [win, ‘uva’, ‘vinho’ + manot, ‘mês’], ‘mês das uvas’, pois o período coincide com a colheita dessa fruta. A festa cristã do padroeiro ou ‘Festa da Dedicação’, celebrada no 3o domingo de outubro, tem sua origem nas festas germânicas de outono e na dos clãs, comemorada no final da época das pastagens. Entre os pomeranos/as do Espírito Santo, naquele mês caem as primeiras chuvas após o período de estiagem, as quais dão novamente ao solo condições para o plantio: Plantamos o milho geralmente em outubro, quando caem as primeiras chuvas, Wij plante mëst ümer de mijlche in oktober, wen dai airste reegen giwt.

O calendátio Pomerano O mês de outubroNo dia 31 de outubro festeja-se o dia da Reforma Luterana. Por isso, esse mês também é conhecido por Reformationsmånat, mês da Reforma Luterana. A Reforma, Reformation, foi um movimento religioso de renovação da Igreja do século 16. Em 31 de outubro de 1517, na cidade de Wittenberg, o monge agostiniano, católico, professor de Teologia e músico Martim Lutero (Martin Luther, 1483-1546), expõe as suas 95 Teses para serem discutidas pelos teólogos. Com isso, Lutero desencadeou uma grande discussão e um movimento amplo de reforma da “Igreja una, santa, católica e apostólica”.

Desse movimento participaram outros teólogos reformadores como Calvino e Zwínglio, de cujos ensinamentos surgiu a Igreja Reformada. As fortes reações da ordem estabelecida fizeram com que Lutero fosse excomungado da Igreja Católica e considerado um herege pelo Sacro Império Romano-Germânico, Governado por Carlos V. Conseguiu, porém, apoio e proteção da maioria dos príncipes governantes, os quais protestaram contra a decisão do imperador Calos V de expulsá-lo do império e a proibição dos cultos nos principados católicos, em especial Frederico, o Sábio (Frederico III, Príncipe-eleitor da Saxônia entre 1486 e 1525).

O calendátio Pomerano O mês de outubro.jpg 2Em seu retorno ao lar, após a Dieta de Worms (sede da assembleia imperial (1521), Lutero foi “capturado” por guardas do príncipe Frederico – numa operação que podemos chamar de “rapto amigo” – e levado secretamente para o castelo de Wartburg, uma fortaleza segura, já que corria o risco de ser preso e executado pelas forças imperiais, com a anuência do Papa Leão X.

Com isso, Lutero pôde se dedicar à tradução da bíblia para uma das variedades do Alemão da região da Turíngia, auxiliado especialmente pelos teólogos P. Melanchton e J. Bugenhagen, entre 1521 e 1534, e levar adiante as ideias da Reforma. Assim, o castelo de Wartburg tornou-se um símbolo da Reforma Luterana: Dai kastel fon Wartburg wür taum symbool fon dai Reformation.

O calendátio Pomerano O mês de outubro.jpg 3Mais tarde, os adeptos e simpatizantes do pensamento de Lutero começaram a organizar uma Igreja independente da Igreja Católica Apostólica Romana. Nascia, assim, a Igreja Luterana e os/as luterano(s), termos cunhados pelo então Papa, mas não pelo próprio reformador. Lutero se autodenominava católico.

A Reforma Luterana na Pomerânia Fig 7 – Johannes Bugenhagen.

A Reforma Luterana chegou à Pomerânia em 1530, por intermédio de J. Bugenhagen, colaborador e confessor de Lutero, também conhecido por Doctor Pomeranus (*24.06.1485, em Wollin, Pomerânia; †20.04.1558, em Wittenberg). Bugenhagen também difundiu a Reforma Luterana na Dinamarca, Schleswig-Holstein, Hamburgo e Braunschweig e, por isso, é considerado a figura mais importante da reforma protestante no Norte da atual Alemanha, na Polônia e na Escandinávia. Quando a bíblia traduzida por Lutero chegou à Pomerânia, a população não entendeu as escrituras na língua proposta pelo reformador.

O calendátio Pomerano O mês de outubro.jpg 4Deste modo, o pomerano Bugenhagen traduziu a Bíblia para o Baixo-Saxão (Pomerano), e apresentou a tradução da Bíblia para o Baixo-Saxão em 1º de abril de 1534, em Lübeck, meio ano antes da publicação da Bíblia traduzida para o Alemão por Lutero. Além disso, Bugenhagen prefaceou, em Latim, a obra Pomerania, o primeiro livro de história sobre aquela região.

 

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana

Últimos artigos de Coluna Pomerana

Relatos, Memórias e Retratos da nossa história – Parte I

Como as mulheres se vestiam no século XIX

Comunidades livres e escolas pomeranas – Parte II

Os pastores, as comunidades livres e as escolas pomeranas em São Lourenço do Sul – Parte I

Vila Neitzel: a maior comunidade pomerana de Minas Gerais