GASTRONOMIA

Gastronomia

Goulash

Publicado em 16/01/2020 às 12:23

Compartilhe

O goulash é um prato com origem húngara, de carne bovina cortada em cubos e rapidamente dourada em gordura quente, juntando-se então cebola e especiarias, sendo depois o conjunto cozido lentamente. O autêntico goulash, significando em húngaro “comida de vaqueiros”, era preparado pelos pastores, utilizando bastante páprica, que é obtida do pimentão vermelho seco e moído.

Na versão que preparei para o almoço de um sábado, que foi devidamente saboreado por mim, por minha esposa e por um casal de vizinhos e amigos na agradável casa deles em Domingos Martins, dei uma “incrementada”, refogando, na panela de pressão, um quilo do corte bovino denominado “capa de filé”, bem limpo e cortado em cubos grandes, em azeite e pasta caseira de alho e cebola. Depois de dourados, adicionei páprica picante, sal, pimenta do reino e uma taça de vinho tinto, além de cobrir tudo com água e deixá-los cozinhando até amolecer.

À parte coloquei uma 20 cebolinhas brancas descascadas e inteiras para cozinhar em água e, quando estavam al dente, acrescentei 3 cenouras descascadas e cortadas, cada uma, em 3 pedaços, deixando cozinhá-las junto.

Quando a carne estava quase que totalmente cozida, adicionei 3 linguiças finas defumadas, um pimentão vermelho cortado em cubos e uma lata de tomates pelados, tampei novamente a panela e deixei na pressão por mais uns 20 minutos, até o caldo engrossar.

No final, escorri as cebolinhas e as cenouras já cozidas e coloquei-as na panela de pressão, junto com todos os demais ingredientes, só para dar uma saborizada a mais. Corrigi o sal e a pimenta e servi numa travessa de louça! O acompanhamento foi uma massa cozida tipo “parafuso” (fusilli), temperada ao “alho e óleo” e salpicada com queijo parmesão ralado, sendo que, para beber, abrimos um vinho tinto português encorpado, que harmonizou muito bem com esta preparação! Já deu até vontade de preparar novamente…

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana

Últimos artigos de Gastronomia

Pesto genovese

Terrine de frango e presunto

Conserva de gengibre

Arroz “Biro Biro”

Ossobuco suíno