Comitê dos EUA critica concessão de visto a Flávio Bolsonaro pelo governo Trump
Publicado em 30/10/2026 às 16:33
Valter Campanato/Agência Brasil
O Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos criticou a decisão do governo de Donald Trump de conceder visto ao senador brasileiro Flávio Bolsonaro (PL-RJ). A manifestação foi publicada nas redes sociais e questionou o tratamento dado ao parlamentar em comparação com pessoas que buscam proteção nos Estados Unidos por fugirem de conflitos armados.
Em publicação na rede social X, o comitê, ligado aos democratas, afirmou que o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, estaria facilitando a entrada de Flávio Bolsonaro e de seus familiares no país, enquanto pessoas que fogem de conflitos no Sudão e no Haiti enfrentam restrições migratórias.
O deputado democrata Joaquin Castro também se manifestou sobre o caso. Em publicação no Instagram, afirmou que a derrota eleitoral não justifica a concessão de asilo e cobrou explicações do governo Trump ao Congresso norte-americano sobre o apoio à entrada do senador nos Estados Unidos.
Castro ainda mencionou investigações em andamento no Brasil contra Flávio Bolsonaro, relacionadas a suspeitas de lavagem de dinheiro, corrupção e evasão de divisas. O parlamentar brasileiro nega irregularidades.
Flávio Bolsonaro, a esposa e as duas filhas chegaram a Miami na quarta-feira (28), após deixarem o Brasil e passarem pela Argentina. Segundo informações divulgadas pela agência Reuters, o senador viajou em uma aeronave particular, que também fez uma parada no Equador.
A viagem ocorreu após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que Flávio entregasse seus passaportes à Polícia Federal, no âmbito de uma investigação sobre suspeita de lavagem de dinheiro. O senador não cumpriu o prazo estabelecido pela decisão judicial.
Antes da viagem, Flávio havia afirmado, em vídeo publicado nas redes sociais, que permaneceria no Brasil para organizar a oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Fonte: Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil