Gastronomia
Bolo de peixe
Publicado em 22/04/2026 às 07:53


Como já dizia o químico francês Lavoisier, “nada se cria, nada se perde: tudo se transforma”! Com base neste princípio, minha mãe, Dona Maria Eugênia, aproveitava as sobras do peixe que ela havia preparado, principalmente do “à moda de Santa Catarina”, que já publicamos aqui, para elaborar esta receita.
Nesta aqui utilizamos toda a carne restante de um “dentão”, maravilhosamente temperado e assado por um casal de amigos aqui de Domingos Martins, que havíamos degustado em um jantar na casa deles com mais dois casais de amigos. Retiramos toda sua pele e espinhas, que descartamos, desfiamos a carne e a reservamos.
Acendi o forno para pré-aquecê-lo, a 180°. Coloquei 2 fatias de pão de forma sem a casca de molho em meia xícara de leite e deixei-as hidratando. Separei 5 claras de ovos e as bati até ficar em ponto de neve. Numa tigela adicionei as gemas anteriormente separadas, 2 colheres de azeite, 2 de manteiga, 2 de queijo parmesão ralado, o peixe desfiado, o pão umedecido e misturei tudo muito bem, até homogeneizar. Temperei com um pouco de pimenta do reino moída na hora e lemon pepper. Acrescentei as claras e, cuidadosamente, misturei tudo.
Untei com manteiga um pirex retangular de 30 cm x 20 cm x 4 cm de altura e despejei a mistura nele. Levei-o para o forno, onde ficou por, mais ou menos, 1 hora. Enquanto isso, preparei um molho branco: fritei bem 2 colheres de farinha de trigo peneirada, para não embolar, em 2 colheres de manteiga derretida, adicionei 1 xícara de leite frio e 1 colher de queijo parmesão ralado, mexi bem até engrossar.
Tirei o pirex do forno e por cima da mistura do peixe despejei o molho branco, alisei bem e coloquei algumas meias-azeitonas verdes sem caroço, para enfeitar.
Servi acompanhado de legumes cozidos (vagens, cenouras e abobrinhas) e uma taça de vinho branco chileno da uva Sauvignon Blanc, geladinho, delicioso. Harmonizou muito bem. Adoramos! Até a próxima!