Gastronomia
Terrine de frango e presunto
Publicado em 22/12/2025 às 15:53


A terrine é um prato clássico da culinária francesa, que leva o nome do recipiente de cerâmica ou vidro onde é tradicionalmente preparada.
Para levar a uma confraternização de um grupo de amigos e amigas aqui em Domingos Martins, escolhi preparar esta que, conforme as opiniões emitidas após prová-la, ficou muito saborosa.
Como eu não tenho recipiente de cerâmica ou vidro, assei-a em uma forma de alumínio mesmo, daquelas utilizadas para confeccionar “bolo inglês”…
Comecei cortando em cubos pequenos 750 g de peito de frango sem pele nem osso, também 350 g de presunto cozido e 250 g de bacon, tirando aquela pele dura que ele contém. Coloquei tudo no processador junto com uma caixinha de creme de leite (200 g), 2 ovos inteiros, 4 fatias de pão de forma sem a casca e temperei com uma colher de chá de sal (o presunto e o bacon já são salgados…), uma de sopa de tempero do “Edu Guedes”, uma de lemon pepper e uma de páprica defumada. Processei bem até ficar uma pasta homogênea.
Passei a mistura para uma tigela grande de vidro e acrescentei 2 colheres de sopa de cenoura e outras 2 de vagens, ambas picadas e pré-cozidas com sal, para dar alguma crocância à terrine.
Enquanto isso, liguei o forno para pré-aquecer a 200 graus, forrei a forma com papel alumínio e deixei uma caneca de água no fogo para ferver, de maneira a assar em “banho-maria”. Despejei a massa na forma e ajeitei-a dentro de um tabuleiro maior. Despejei a água fervente no tabuleiro grande, de modo a cobrir metade da forma menor com a água fervente, e levei tudo para o forno pré-aquecido.
Deixei no forno por uns 40 minutos, até que começou a se formar uma casquinha dourada na superfície. Tirei-a do forno, deixei-a esfriar e desenformei-a sobre uma travessa de vidro. Salpiquei-a com salsinha fresca e decorei-a com algumas metades de tomatinhos cereja!
Servi-a fria com umas torradinhas e geléia de pimenta, para aqueles que gostam! Très chic, né?