GASTRONOMIA

Gastronomia

Homus de beterraba

Publicado em 04/08/2025 às 15:59

Compartilhe

COLUNA GATRONOMIA
Foto: Maria de Almeida

Após um encontro maravilhoso na noite de ontem na casa de amigos aqui em Domingos Martins, cujo tema gastronômico foi “comida libanesa”, maravilhosa, por sinal, me aventurei e preparei este “homus”, inspirado naquele de grão de bico que saboreamos!
Cozinhei duas beterrabas grandes cortadas ao meio, com casca mas sem as pontas, com uma colher de sal grosso e uma xícara de água, na panela de pressão, por 30 minutos após começar a ferver.
Retirei-as da água , resfriei-as para poder manipulá-las e retirei a pele. Cortei-as em cubos grandes, coloquei-as no copo do liquidificador junto com duas colheres de azeite, uma de sal, uma de tempero caseiro de alho e cebola, uma de pimenta síria e meia xícara de sumo de limão siciliano.
Triturei tudo devagar até formar uma pasta grossa, rústica. Corrigi o sal e a acidez, com mais um pouco de sumo de limão, bati novamente por 10 segundos e despejei tudo numa pequena vasilha de cerâmica.
Enfeitei com uma folha de rúcula e servi com torradas de pão de forma integral. Ficou muito bom! Experimentem! Até a próxima!

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana

Últimos artigos de Gastronomia

Pesto genovese

Terrine de frango e presunto

Conserva de gengibre

Arroz “Biro Biro”

Ossobuco suíno