GASTRONOMIA

Gastronomia

Sopa de letrinhas       

Publicado em 20/12/2024 às 11:17

Compartilhe

GATRONOMIA-1

O que me inspirou para publicar esta preparação, por incrível que pareça, foi a eleição para prefeitos e vereadores que ocorrerá dia 6 de outubro próximo! Apesar da seriedade com que este assunto tem que ser tratado, afinal estamos escolhendo as pessoas que serão nossos representantes e que irão legislar e administrar nossas cidades, a imensa quantidade de siglas partidárias me fizeram recordar da infância, quando nossas mães e avós preparavam, com muito carinho, um “sopa de letrinhas” para nosso jantar, lembram?

Entretanto, mesmo atualmente, continuo preparando esta sopinha, ainda mais nos dias frios de inverno que temos aqui em Domingos Martins, região serrana do Estado do Espírito Santo.

As sopas que faço, aqui em casa, são, geralmente, baseadas no aproveitamento das sobras dos almoços e jantares que preparo: são caldos dos cozimentos de carnes, frango, legumes e verduras, normalmente bem temperados que, adicionando mais um pouco de água, outros temperos e mais outros vegetais, se transformam numa delícia a ser apreciada quentinha, às vezes polvilhada com queijo parmesão ralado ou cubinhos de pão torrados e, quando possível, acompanhados de um bom vinho tinto, servidas, normalmente, à noite!

Além disso faço algumas experiências como, por exemplo, cozinhar no caldo folhas de couve-flor, que normalmente são descartadas, ou talos picados de brócolis, que fornecem um bom resultado, após bater tudo no liquidificador!

Para finalizar, quando o caldo já está bem aquecido, adiciono uma quantidade adequada da massinha, formada por “letrinhas”, deixo mais uns 5 ou 6 minutos e sirvo imediatamente, para aproveitar o calor que irá trazer um conforto imediato e um prazer, além do sabor que nos remeterá, talvez, à infância!

Então, mãos à obra: um bom caldo de carne, frango, verduras e legumes, mais umas “letrinhas”, é tudo de bom! Bom proveito!

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana

Últimos artigos de Gastronomia

Pesto genovese

Terrine de frango e presunto

Conserva de gengibre

Arroz “Biro Biro”

Ossobuco suíno