GASTRONOMIA

Gastronomia

Arroz de costela bovina

Publicado em 16/12/2024 às 09:40

Compartilhe

GATRONOMIA-1

O município de Marechal Floriano, na região serrana do estado do Espírito Santo, vizinho ao de Domingos Martins, agora tem uma peixaria, a “Peixaria da Montanha”! Outro dia fui lá conhecê-la. Encontrei uma boa variedade de pescados, frutos do mar, resfriados ou congelados, além de vinhos, molhos, temperos, salgadinhos congelados e, por incrível que pareça, carnes!

Após dar uma olhada geral em todos os produtos, comprei uma porção de “coxinhas de tilápia”, congeladas, para preparar no airfryer, além de um pacote com 1,2 kg de “costela bovina sem osso”, resfriada!

Em casa separei 500 g da costela, temperei bem com pasta caseira de alho e cebola, sal e pimenta do reino moída na hora, e coloquei na airfryer, para eu e minha esposa almoçarmos.

O restante guardei para outra ocasião e, após pesquisar na internet, encontrei a receita do “arroz de costela”. Combinei, então, com um casal de amigos e vizinhos do Condomínio onde moramos, em Domingos Martins, que no sábado seguinte iríamos fazer um “junta pratos” e eu prepararia essa iguaria.

Comecei, logo na manhã do sábado, a temperar a carne, cortada em pedaços de 3 x 3 cm, com pasta caseira de alho e cebola, sal, pimenta do reino e páprica picante, além de um pouco de molho inglês, deixando-a na geladeira por 2 horas e meia.

Cortei em cubinhos pequenos 2 cenouras grandes descascadas e coloquei-as para cozinhar em água com um pouco de sal, até amaciarem, e reservei-as dentro da panela mesmo.

Passadas as 2,5 horas, coloquei 2 colheres de sopa de azeite de oliva para esquentar numa panela de pressão, adicionei a carne e o caldo do tempero e 2 copos de água. Fechei a panela e, após 40 minutos, desliguei o fogo e abri-a, para verificar a quantidade de líquido restante. Precisei adicionar mais um copo de água, voltando a panela fechada para o fogo, deixando por mais 30 minutos cozinhando.

Enquanto isso, cozinhei 2 xícaras de arroz parboilizado, da maneira tradicional: refoguei uma colher de sopa de tempero caseiro de alho e cebola, depois adicionei o arroz e, mexendo para não pegar no fundo da panela, deixei até que os grãos ficassem brilhantes. Aí despejei 2 copos de água fria com sal, tampei a panela parcialmente e deixei no fogo até secar a água e os grãos ficarem macios. Reservei.

Com a carne bem cozida, retirei-a da panela de pressão e a desfiei manualmente. Coloquei, então, o arroz pronto em outra panela maior, acrescentei a carne desfiada e seu caldo do cozimento, os cubinhos de cenoura junto com a água onde foram cozidos, um pacotinho de ervilhas em conserva devidamente escorridas e 3 linguiças calabresas assadas na airfryer cortadas também em cubinhos.

Revirei carinhosamente essa mistura, levei-a ao fogo novamente, só para aquecer a mistura, polvilhei salsinha fresca bem picadinha e ela seguiu para a mesa, onde a saboreamos em porções ainda regadas com um bom azeite de oliva, acompanhada por um vinho tinto, que harmonizou maravilhosamente. Resumindo: receita simples de preparar e muito saborosa para degustar!

Veja também

site hub Porto

Secult e CEC apresentam Resolução do Tombamento do Porto de Vitória em Reunião Pública

25062025-pzzb3290

Previsão é que vacina do Butantan contra a dengue esteja disponível no início de 2026

d3cf4228-7715-4650-ab6a-146349cc908c

Turismo internacional injeta mais de R$ 20 bilhões na economia brasileira em 2025

capa_48892_Ales2024LucasSCosta2

Ales lança projeto para fortalecer as câmaras municipais

juliana_martins

Corpo de brasileira que caiu em vulcão na Indonésia é resgatado

Imagem do WhatsApp de 2025-06-24 à(s) 07.38.12_32aaae3b

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

COLUNA GATRONOMIA

Risoto de carne de panela 

WhatsApp Image 2025-06-24 at 12.38.48

Semana Estadual de Políticas sobre Drogas do Espírito Santo terá conferência magna com Drauzio Varella

Últimos artigos de Gastronomia

Risoto de carne de panela 

Panache de legumes

Penne ao molho de limão siciliano

Batatas à moda libanesa

Filé de pescada na airfryer