GASTRONOMIA

Gastronomia

Receita de Pernil suíno preparado na panela de pressão com cerveja preta

Publicado em 08/03/2024 às 14:30

Compartilhe

GATRONOMIA-1

Consegui comprar uma “posta” de pernil suíno, sem osso, com 2 kg e pouco de peso, linda, limpinha, convidativa! A inspiração para prepará-la veio imediatamente: assá-la na panela de pressão, bem temperada e com cerveja preta, a qual vai lhe proporcionar um molho escuro, espesso e saborosíssimo!

Comecei perfurando a “posta” em diversos lugares, de maneira que o tempero penetrasse na carne e a deixasse bem úmida internamente. Para mariná-la utilizei uma colher de sopa bem cheia de pasta caseira de cebola e alho, duas colheres de sopa rasas de sal fino, pimenta do reino moída na hora, meia xícara de molho amarelo de mostarda, meia xícara de molho inglês, suco de um limão galego, uma colher de sopa bem cheia de tempero do Edu Guedes, uma de páprica picante e uma rasa de lemon pepper. Depois de espalhar tudo muito bem por toda sua superfície, deixei-a num recipiente hermeticamente fechado na geladeira de um dia para o outro.

No dia seguinte aqueci uma panela de pressão grande e selei a carne, em um pouquinho de azeite, em ambos os lados, até deixá-las morenas. Adicionei, então, dois copos de água fresca no recipiente da marinada e despejei tudo na panela de pressão, por sobre a carne. Adicionei, ainda, o conteúdo de uma latinha (350ml) de cerveja escura Petra, tampei a panela e, depois que pegou pressão, marquei 40 minutos.

Passado este tempo, abri a panela e adicionei uma cenoura descascada e fatiada, além de duas cebolas médias, também sem casca, cortadas em cubinhos. Coloquei mais um pouco de água fresca (um copo), fechei-a novamente e deixei cozinhando mais uns 20 minutos.

Findo este prazo, verifiquei que a carne estava macia e bem cozida. Retirei-a da panela, fatiei-a e levei-a para uma travessa grande. Deixei o molho bem suculento, apurando-o e engrossando-o um pouco (a cenoura e a cebola ajudaram nisso…), corrigi o sal e o despejei sobre as fatias, para serví-las! Acompanhei-as com batatas cozidas e um vinho da uva Pinot noir.  Não sobrou quase nada… Bom proveito e até a próxima!

Veja também

corpo_49051_Solene-em-Comemoracao-ao-Dia-Nacional-do-Agricultor16072025KamylaPassos

Mais de 30 produtores rurais recebem Comenda do Mérito Agrícola na Ales

HQF_2885-1

Espírito Santo recebe líderes internacionais em evento preparatório para COP30

Imagem do WhatsApp de 2025-07-17 à(s) 11.01.00_0fd46b12

Arraiá movimenta Marechal Floriano neste sábado com música, fé e comidas típicas

_mg_5213

O Pix é nosso, my friend”: Governo brasileiro ironiza investigação dos EUA com publicação nas redes sociais

pzzb1916_0

Brasil manifesta indignação aos EUA por tarifa de 50% sobre produtos nacionais

WhatsApp Image 2025-07-16 at 14.28.51

Agentes de viagem do Sul do País chegam no Espírito Santo para atividades do Famtour

20250710_121202

Governo do Estado avança em parceria estratégica com a GWM Brasil

foto- julio huber

Espírito Santo terá quinta-feira de tempo firme e temperaturas estáveis

Últimos artigos de Gastronomia

Risoto de carne de panela 

Panache de legumes

Penne ao molho de limão siciliano

Batatas à moda libanesa

Filé de pescada na airfryer