GASTRONOMIA

Gastronomia

Torta de legumes

Publicado em 22/09/2023 às 10:12

Compartilhe

GATRONOMIA

Iríamos, eu e minha esposa, dormir em Santa Mônica, Guarapari, na agradável casa de uma cunhada e, como sei que ela está de dieta, resolvi preparar algo para lancharmos lá, que fosse saudável e leve. Optei por uma torta de legumes, que pode ser saboreada quente ou fria, ao gosto de cada um.

Iniciei preparando a massa: coloquei no micro-ondas, por 1 minuto em potência máxima, um potinho com 200 g de margarina para derreter e ficar quase líquida; em seguida triturei, no processador elétrico, 400 g de biscoitos “água e sal”, até se transformar em uma farinha. Adicionei, então, a margarina líquida e processei novamente até homogeneizar. Despejei esta mistura numa forma metálica, com fundo removível, e moldei o fundo e as laterais com uma camada de massa. Levei para o forno pré-aquecido a 200 ° C por 10 minutos.

Parti para o recheio: cortei, em cubinhos pequenos, uma cenoura grande descascada, duas cebolas médias, dois alhos-porós (só a parte branca) e uma abobrinha italiana, com a casca. Dei uma branqueada (cozimento rápido em água fervente, só para dar uma amaciada…) na cenoura e refoguei, em uma frigideira com um pouco de azeite, as cebolas e os alhos-porós. Quando amaciaram adicionei a cenoura e a abobrinha. Coloquei um pouco de sal, pimenta do reino moída na hora e tempero seco misto.

Quando os vegetais já estavam cozidos, mas al dente, acrescentei 500 g de keischmier (também conhecido como “chimia”) e uma caixinha de creme de leite. Misturei tudo muito bem e despejei na forma com a massa já pré-assada. Deixei no forno por uns 20 minutos, até o recheio firmar. Salpiquei queijo parmesão ralado, desliguei o forno e deixei a torta dentro dele, para esfriar sem pressa. Uma hora após, enfeitei-a com fatias de tomatinho cereja e levei-a para a geladeira.

Na hora de sair envolvi a forma com filme plástico e coloquei-a dentro de uma sacola térmica.

Chegando em Guarapari foi só esperar a cunhada chegar do trabalho e servir. Para quem quis comê-la quente, aquecemos fatias no micro-ondas. Eu preferi fria mesmo! E ficou muito saborosa, agradou a todos! O contraste da acidez do keischmier com os legumes funcionou muito bem! E o recheio pode ter muitas variações, como cubinhos de presunto ou frango, ervilhas, milho, azeitonas, etc! É só dar asas à imaginação!

Veja também

mundo-27-05-ft-FRT-papa-guine

Mais de 2.000 foram soterrados em deslizamento em Papua-Nova Guiné

mat-paga-mundo-27-05

Dicas Infalíveis para Encontrar o Melhor Site de Poker: Uma Análise Profunda

politica-27-05-ft-Tania-Rego

Senado retoma debate de PEC que pode privatizar praias

brasil-27-05-ft-Rafa-Neddermeyer-alunos-enem

Inscrições para o Enem 2024 começam hoje

mat-paga-27-05-Sebrae

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora: conheça os vencedores

policia-27-05-ft-divulgacao-Policia-Civil

Polícias Civil e Militar fiscalizam mais bares e restaurantes em Marechal Floriano

esporte-27-05-ft-div-jiu-jitsu

Atletas das montanhas derrubam concorrentes em campeonato mundial de jiu-jitsu

cafes-es

Cafés do Espírito Santo no topo do Prêmio Artesanal de Cafés Especiais Torrados

Últimos artigos de Gastronomia

Receita de Crumble de manga

Receita de Cassoulet de frango

Receita de Caldo de pinto

Receita de Frango à espanhola da Mary Joe

Receita de Peixe à moda Santa Catarina