GASTRONOMIA

Gastronomia

Lombinho suíno assado, fatiado e entremeado com presunto e queijo

Publicado em 07/03/2023 às 14:44

Compartilhe

padrão-gastronomia

Esta foi a iguaria que levei para nossa ceia de Natal, neste ano reunidos no apartamento de minha filha. Minha tradição é sempre preparar um “bacalhau espiritual”, mas desta vez resolvi inovar, e um corte suíno sempre é bem-vindo, certo?

12 pessoas iriam participar da confraternização, então comprei 2 peças de lombinho congelado, cada uma com 1,2 kg, aproximadamente. Deixei-as descongelando na geladeira durante umas 48 horas.

Já descongeladas coloquei-as numa travessa e temperei-as com sal, pimenta do reino, lemon pepper, pasta caseira de alho e cebola, molho teriyaki e suco de 2 limões.. Fiz algumas perfurações com uma faca de ponta fina para que o tempero fosse bem absorvido pela carne de porco. Passei cada lombinho para um saco de celofane próprio para assar, junto com metade da marinada, fechei-os bem e levei-os para a geladeira, deixando-os ali por 24 horas.

No sábado de Natal, pela manhã, tirei os pacotes da geladeira e coloquei os lombinhos numa assadeira de vidro ainda dentro dos sacos para assar, junto com a marinada e coloquei-os no forno pré-aquecido a 200°, onde ficaram por 2 horas. Após esse tempo, tirei-os dos sacos de celofane, deitei-os na assadeira, reguei com o caldo formado e deixei-os ainda no forno ligado por mais meia hora, para dourarem.

Na sequência retirei-os do forno para esfriar. Quando ficou morno, fatiei cada um deles e, entre cada duas fatias, coloquei uma de queijo muçarela e uma de presunto cozido. Feito isso os cobri e reservei. Com parte do caldo que se formou durante a cocção preparei um molho, adicionando o suco coado de 4 laranjas peras e molho shoyu, servido separadamente de modo a que cada participante utilizasse a seu gosto.

Uma hora antes de servir acendi o forno novamente e coloquei a assadeira para aquecer a carne e o presunto, assim como para derreter o queijo. Os acompanhamentos foram arroz colorido e creme de milho. Modéstia à parte tudo estava delicioso, todo mundo adorou!

Veja também

Centro de Logística da Educação

Governo do Estado inaugura Centro de Logística da Educação e moderniza gestão de materiais da Rede Estadual

programa de formação

Ministério da Saúde lança programa de formação técnica para o SUS

apreensão em cruzeiro

Cruzeiro chega ao Brasil com alimentos que podem trazer doença devastadora para a suinocultura

tec renovavel

Tecnologia sustentável para mudas de café ganha destaque em evento no norte do ES

ginastica es

Festival de Natal reúne ginasta olímpica e alunas do Campeões de Futuro

cats

Saudade

ipva 26

Pagamento do IPVA 2026 começa em abril e pode ser feito em seis cotas

sem homicidios

Onze municípios capixabas estão há mais de um ano sem registrar homicídios

Últimos artigos de Gastronomia

Arroz “Biro Biro”

Ossobuco suíno

Muita sacanagem!

Panna cotta com goiabada diet

Ossobuco do Bar e Restaurante Beija-flor