GASTRONOMIA

Gastronomia

Cheesecake Dusselpie

Publicado em 07/03/2022 às 10:58

Compartilhe

padrão-gastronomia

Para fazer a massa triture, num processador ou liquidificador, 400 g de biscoito Maria ou Maisena, até se transformar numa farinha. Despeje numa tigela grande e acrescente um potinho de 250 g de margarina que você já derreteu no micro-ondas. Misture bem esses dois ingredientes e espalhe a mistura no fundo e na lateral de uma forma de fundo removível de 22 cm de diâmetro, apertando bem de modo a ficar com uma espessura constante. Leve ao forno previamente aquecido por uns 15 minutos ou até a massa secar e ficar crocante (cuidado para não ficar tempo demais e queimar!). Imediatamente após, coloque-a na geladeira.

Para o recheio bata no liquidificador um potinho com 400 g de “käseschmier”, um produto derivado do leite também conhecido como “chimia” na região serrana do Espírito Santo (Domingos Martins, Marechal Floriano, etc.), e uma caixinha com 395 g de leite condensado. Tire então a massa da geladeira e despeje, com cuidado, esta mistura até preenchê-la totalmente e por igual. Volte com ela para o forno quente e deixe por uns 10 minutos até o recheio firmar. Feito isso retorne para a geladeira.

Você pode substituir a “chimia” por 250 g de ricota fresca e um potinho de iogurte natural sem açúcar (170 g) ou de coalhada que o resultado final é bem similar! Bata tudo no liquidificador junto com a caixinha de leite condensado.

Para a cobertura existem diversas opções: uma geleia de frutas ou uma goiabada. Se for utilizar geleia, um vidrinho (230 g) é suficiente, mas adicione um pacotinho (24 g) de gelatina sem cor e sem sabor para dar sustentabilidade, senão ela desmancha na hora de cortar para servir… Antes de misturá-la à geleia, dissolva-a muito bem em 3 colheres de sopa de água fria, numa vasilha que possa ir ao micro-ondas, e coloque na potência máxima por 12 (DOZE!!!) segundos!

Se for usar goiabada, dissolva em água quente um tablete (parta-o em pedaços para facilitar) de 200 g e deixe esfriar. Quando estiver fria proceda da mesma forma que com a geleia para adicionar a gelatina sem cor e sem sabor.

Com a opção de cobertura pronta e fria cubra o creme uniformemente, com muito cuidado, e volte o cheesecake para a geladeira até a hora de servir, quando deverá ser desenformado. 

Decore com um raminho de hortelã no centro ou com morangos, fica a seu critério… 

Veja também

brasil-02-05-Reproducao-redes-sociais

Barragem se rompe no Rio grande do Sul e governo fala em “situação gravíssima”

esporte-02-05-div-gov-es

Capixabas conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

geral-02-05-ft-gov-es-professora

Ex-alunos da Rede Estadual se tornam professores diante das oportunidades geradas pela Educação capixaba

agro-02-05-ft-freepik

Decreto define prazos e obrigatoriedade ao produtor rural na emissão de Nota Fiscal

mundo-02-05-ft-AFP

Acusado de matar adolescente com espada tem nacionalidade brasileira

brasil-02-05-ft-div-chuva-RS

Rio Grande do Sul confirma 13 mortes e 21 desaparecidos até o momento

saude-02-05-ft-freepik

Hipertensão infantil: um mal silencioso

alfredo-chaves

Mais de 100 pilotos disputam campeonato de voo livre em Alfredo Chaves

Últimos artigos de Gastronomia

Receita de Caldo de pinto

Receita de Frango à espanhola da Mary Joe

Receita de Peixe à moda Santa Catarina

Receita de Quibe com pinhão

Receita de Pernil suíno preparado na panela de pressão com cerveja preta