GASTRONOMIA

Gastronomia

Lasanha de cogumelos e espinafre

Publicado em 27/12/2021 às 16:01

Compartilhe

padrão-gastronomia

Aqui, no município de Domingos Martins, região serrana do Espírito Santo, há alguns produtores de cogumelos Paris. É possível adquiri-los diretamente no local da produção, ou seja, fresquíssimos! 

Várias são as possibilidades de prepará-los: recheados com ricota e nozes (aqueles grandões…), estrogonofe, saladas, sopas e muito mais!

Eu resolvi fazer uma lasanha e, para dar um “toque” a mais de sabor, elaborei o molho branco, imprescindível, agregando espinafre a ele: todos que a experimentaram acharam que foi uma boa idéia!

Então, na véspera, preparei um molho de tomates usando 12 unidades do tipo italiano, sem pele e sem sementes. Refoguei-os em azeite com uma colher de sopa de pasta caseira de cebola e alho (bato no liquidificador 300 g de alho, 300 g de cebola branca descascados e azeite – não adiciono sal – e guardo num vidro grande na geladeira), adicionei uma colher de sobremesa de sal, uma de lemon pepper e 2 copos de água, deixando-os cozinhando, mexendo de vez em quando, até dissolvê-los e ficar espesso. Quando ficou pronto guardei na geladeira.

Em seguida passei um pano em cada um dos 500 g de cogumelos Paris frescos, fatiei-os e também os refoguei em azeite e uma colher de sobremesa da mesma pasta caseira de cebola e alho citada anteriormente, mais uma colher de chá bem cheia de sal. Reservei na geladeira, inclusive o caldo formado.

No dia seguinte refoguei, da mesma forma, as folhas de 2 maços de espinafre. Confeccionei o molho branco em outra panela: fritei, em 2 colheres bem cheias de manteiga, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, mexendo bem para não formar grumos e até o sabor do trigo desaparecer, sem deixar a mistura escurescer. Adicionei 1 litro de leite integral e o conteúdo de um potinho de creme de ricota, ralei um pouco de noz moscada e corrigi o sal (a manteiga já tem sal…). Deixei cozinhando até espessar e, então, coloquei junto o espinafre refogado. Processei a mistura até ficar bem homogênea.

Fritei, ainda, em uma frigideira, 250 g de bacon fatiado e cortado em tiras, e reservei.

Iniciei a montagem da lasanha: forrei o fundo de uma assadeira de vidro (ou cerâmica) com uma camada do molho de tomates e cogumelos, por cima coloquei algumas fatias de massa para lasanha (aquela que vai direto ao forno!), cobri com o creme de espinafre, sobre ele fatias de queijo mussarela, novamente massa de lasanha, mais uma de molho de tomates e cogumelo, espalhei o bacon sobre esta, depois repeti a sequência até que a última camada foi com creme de espinafre. 

Salpiquei bastante queijo parmesão ralado e coloquei no forno pré-aquecido a 200° C, deixando por 20 minutos até gratinar. Ficou muito saborosa, quem provou aprovou! Buon appetito!

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo

Últimos artigos de Gastronomia

Arroz “Biro Biro”

Ossobuco suíno

Muita sacanagem!

Panna cotta com goiabada diet

Ossobuco do Bar e Restaurante Beija-flor