Ministério da Saúde oferece curso on-line sobre vacinação

Profissionais que trabalham como vacinadores poderão atualizar seus conhecimentos no curso Sala de Vacinação, que será oferecido gratuitamente pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) em parceria com o Ministério da Saúde. O curso será totalmente on-line (feito à distância por meio da internet) e acontecerá de terça-feira (12) a 14 de dezembro.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, destaca que, com a ampliação do Calendário Nacional de Vacinação, é necessário que os profissionais se atualizem com novas informações sobre prevenção de doenças pela vacinação, normas e procedimentos de vacinação e possíveis efeitos colaterais causados pelas vacinas.

“Temos um calendário de vacinação que vem se tornando mais complexo a cada ano e que pede atenção para os procedimentos e cuidados no manuseio dos 47 produtos imunobiológicos hoje disponíveis, entre vacinas, soros e imunoglobulinas. Por isso é importante capacitar nossos profissionais”, explicou.

O Sala de Vacinação será um curso de 80 horas, dividido em sete módulos, e será realizado às terças, quartas e quintas-feiras à noite. Poderão participar técnicos de enfermagem, médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde que têm interesse em imunização. As inscrições devem ser feitas no site www.saladevacinacao.com.br, por meio do qual será oferecido o curso. Os alunos que obtiverem ao menos 75% de participação e nota média de 70% nas avaliações ao final de cada módulo receberão certificado de aprovação.

Atualmente, o Espírito Santo possui 542 salas de vacinação ativas. Só no primeiro quadrimestre de 2017, foram aplicadas 5,7 milhões de doses de vacinas no estado. “Esses dados nos mostram o tamanho da responsabilidade desses profissionais e a importância de mantê-los atualizados”, observou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações.

CURSO SALA DE VACINAÇÃO

Módulo 1
Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Módulo 2
Conceitos básicos

Módulo 3
Calendários

Módulo 4
Boas Práticas

Módulo 5
Eventos adversos

Módulo 6
Sistema da Informação

Módulo 7
Integração das ações de imunização com a Atenção Básica