Domingos Martins recebe Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO

A cidade de Domingos Martins será a capital nacional da adrenalina e radicalidade sobre duas rodas, entre os dias 22 e 23 de julho, com a realização do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country (XCO).

Disputado pela primeira vez no Espírito Santo, o evento reunirá mais de 300 atletas de todos os estados do país, que competirão nas trilhas localizadas na área da antiga LBA, em Campinho, sede do município.

O campeonato, que tem a organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e o apoio da Federação Espírito Santense de Ciclismo (FESC), faz parte do calendário anual de competições e contará pontos para os atletas nos rankings nacional e da União Ciclística Internacional (UCI).

No total, serão 13 competições no masculino e seis no feminino, que já estão com as inscrições abertas até o dia 19 de julho. Só participarão ciclistas filiados à CBC, que devem se inscrever no próprio site da entidade (www.cbc.esp.br), utilizando número da licença na CBC ou o CPF. O valor de R$ 120 é único para todas as categorias e o pagamento deverá ser efetuado por meio de um depósito bancário.

As largadas das provas acontecerão no domingo (23), em quatro horários: 8 horas, 10 horas, 12 horas e 14 horas. As premiações se iniciarão na medida em que as provas forem acabando.

Atletas martinenses se preparam para a competição

O município de Domingos Martins também estará representado nas provas com oito atletas, que fazem parte da equipe Mountain Bike Clube Cidade do Verde (MTBCCV). Um dos membros da equipe que foi criada em meados de 2011, Emerson Monhol, fala sobre a valorização que esse evento trará para a cidade.

“O evento acontece uma vez no ano, sendo a primeira vez aqui no Estado, e não por acaso, porque o nosso grupo vem desenvolvendo várias ações. O objetivo é transformar Domingos Martins em uma referência no Mountain Bike no Estado e, futuramente, quem sabe, no Brasil. Isso eleva o nome do município para o Brasil todo, isso atrai turistas, dá uma visibilidade e movimenta o turismo no local”, afirmou Emerson.

Domingos Martins recebe Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO 2Os atletas Eraldo Klein e Thiago Almeida Romaguera estão se preparando para a competição nacional. Eles moram em Domingos Martins e estão na expectativa. Eraldo disputará um título na categoria Masculina Master B2 e Thiago vai competir na categoria Masculina Juvenil.

PARTICIPANTES – Hoje, o grupo martinense possui entre 60 e 70 participantes, que fazem o uso da bicicleta diariamente e alguns competem. No último dia 02 de julho, sete representantes da equipe subiram no pódio, sendo quatro campeões, do Campeonato Estadual de Mountain Bike Cross Country (XCO), que também foi disputado em Campinho, Domingos Martins.

Emerson também explica que qualquer pessoa pode começar no esporte, utilizando uma bicicleta com um preço barato. “Você não precisa de uma bicicleta cara para começar o Mountain Bike, você pode optar por uma bicicleta que tenha condições de ir para estrada. Os competidores investem um pouco mais, porque aí alguns fatores influenciam, como o peso da bicicleta, mas para pedalar, qualquer bicicleta pode ser utilizada”, comentou.

VOCÊ SE INTERESSOU? - A equipe do Mountain Bike Clube Cidade do Verde (MTBCCV) possui uma página no Facebook, através da qual os interessados podem entrar em contato. O grupo também já tem novidades, como conta Emerson.

“A nossa ideia é transformar o grupo em uma associação, para podermos formalizar mais e conseguirmos fazer eventos com uma qualidade melhor, com parcerias, tanto governamentais como parcerias particulares”, adiantou Emerson.

Frank Motoboy