Grupo Folclórico Bergfreunde: cultura alemã mantida há 33 anos em Domingos Martins

Um dos grupos de dança alemã mais tradicionais do Espírito Santo, o Grupo Folclórico Bergfreunde de Campinho realizou sua primeira apresentação no dia 25 de fevereiro de 1984, ainda com o nome de Grupo de Danças Campinho.

Criado com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a cultura e a dança trazidas pelos imigrantes alemães à região de Domingos Martins, a iniciativa também se tornou o primeiro grupo folclórico alemão do Estado.

Em 1988, os componentes do grupo fundaram a Associação Cultural e Recreativa Campinho (ACRC), uma entidade sem fins lucrativos que é mantida por contribuições de apresentações e indivíduos. Em 1992, a fim de reforçar seu papel na comunidade local e na sociedade capixaba, o grupo passou a se chamar Grupo Folclórico Bergfreunde de Campinho.

Bergfreunde grupo de danca

Durante esses 33 anos de existência, o grupo sempre carregou a tradição alemã em sua história, seja nas danças e nos trajes que já rodaram o país e o mundo. O grupo já se realizou apresentações na Argentina, Uruguai, Portugal e Estados Unidos, além dos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Última apresentação

Na última quinta-feira (07), os componentes do grupo embarcaram para a cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, onde se apresentaram na 23ª edição da 'Deutsches Fest', a Festa Alemã, que foi realizada no bairro Borboleta. Na tarde de ontem (10), os dançarinos retornavam para Domingos Martins, quando acabaram se envolvendo em um acidente, na BR-101, em Mimoso do Sul, que vitimou, de forma fatal, onze pessoas, dentre eles 9 componentes.