Voluntários de Pedra Azul pedem ajuda para continuar produzindo marmitas para atingidos pelas chuvas

Publicado em 03/04/2024 às 14:41

Compartilhe

geral-03-04-marmitas-mimoso

Texto: Julio Huber / Fotos e vídeo: Divulgação

Após produzirem cerca de 15 mil marmitas na última semana, um grupo de dezenas de voluntários da região de Pedra Azul, em Domingos Martins, está na segunda semana de trabalho em prol dos afetados pelas fortes chuvas na região Sul do Espírito Santo. Entretanto, eles estão enfrentando dificuldades para conseguir alimentos para a produção das marmitas.

“Estamos trabalhando diariamente, desde 2h30 da manhã, para preparar mais de 1,5 mil marmitas por dia. Mas estamos precisando principalmente de óleo de soja, carne moída e ‘carne de panela’. Queremos fazer mais 15 mil marmitas essa semana para enviar aos desabrigados em Mimoso do Sul”, contou a presidente da Associação Festa do Morango (Afemor), Lair Cebin.

Diariamente, entre 70 e 100 pessoas se revezam na produção dos alimentos, na montagem das marmitas e no envio até Mimoso do Sul, onde 18 pessoas perderam a vida em consequência das fortes chuvas ocorridas nos dias 22 e 23 do mês passado. Diariamente são necessários cerca de 800 quilos de carne para produzir as marmitas.

Ao todo, 13 municípios da região foram afetados pelas fortes enxurradas e estão com decreto de situação de emergência. São eles: Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

Arroz, feijão tropeiro, macarrão, legumes e carne são alguns dos ingredientes que recheiam as marmitas, que alimentam voluntários e moradores das cidades afetadas pelas enchentes. Devido a obras no Centro de Eventos Morangão, onde é realizado anualmente a Festa do Morango, os alimentos estão sendo preparados na cozinha da igreja Católica local.

Os alimentos e os materiais descartáveis estão sendo doados por moradores e empresários locais. O empresário Eduardo Ronchi comentou que a ideia inicial do grupo era produzir marmitas apenas na semana passada, mas a necessidade dos moradores fez com que eles continuassem o trabalho essa semana.

“Mimoso do Sul está um caos. Por isso resolvemos produzir marmitas por mais essa semana. Só na última segunda-feira foram 1.825 marmitas. Precisamos muito da doação de alimentos. Temos que atingir essa meta da semana”, destacou.

Além das quase 15 mil marmitas produzidas na última semana pelos voluntários de Pedra Azul, o grupo também contribuiu para a produção de cerca de três mil marmitas que foram feitas no Sopão da Rosinha, em Mimoso do Sul. Assista abaixo o local da produção das marmitas.

O advogado e empresário Vinicius Villar reforçou que além dos alimentos para a produção das marmitas, produtos como biscoitos, pães e mortadela também podem ser doados. “Estive em Mimoso do Sul ontem (02) e percebi que durante a noite as pessoas têm ficado com fome. As marmitas normalmente chegam para o almoço, então, itens para lanches, que não estragam fácil, ajudarão muito essas pessoas”, informou.

“A coordenação da Prefeitura nos pediu para continuarmos enviando marmitas essa semana, porque além dos moradores, há necessidade de alimentar os voluntários que estão limpando a cidade”, disse Villar. Assista abaixo a um vídeo em que o padre Gracione, da paróquia de Mimoso do Sul, ao lado de Vinícius Villar, agradece a doação dos voluntários de Pedra Azul e região.

Quem puder fazer doações de alimentos ou outros produtos para ajudar as famílias atingidas no Sul do Estado, pode procurar o grupo de voluntários na igreja Católica de Pedra Azul. Também é possível fazer um pix para o advogado Villar, que está responsável por comprar itens necessários para a produção dos alimentos. O pix é: 27 98823-8112.

Veja também

agro-22-04-freepik-cafe

Prêmio CNA Brasil Artesanal abre inscrições para concurso de cafés especiais torrados

mundo-22-04-vt-Reproducao-AFP

Coreia do Norte dispara mísseis balísticos de curto alcance

mat-paga-22-04-mundo1

Bingo Don Bingote: Revivendo um Clássico com um Toque Moderno

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-3

A Inclusão das Pessoas com Deficiência Visual

geral-22-04-ft-divulgacao

Donos de veículos afetados pelas chuvas em Apiacá e Mimoso do Sul não precisarão pagar IPVA e Licenciamento Anual 2024

agro-22-04-ft-favesu

Venda Nova se prepara para a 7ª edição da maior feira de avicultura e suinocultura capixaba FAVESU

brasil-22-04-fi-reprocucao-x

Supremo nega suspensão de multa do TSE a Bolsonaro

mat-paga-22-04-brasil-3

Os melhores serviços para impulsionar o Instagram: minha experiência pessoal