GASTRONOMIA

Gastronomia

Torta de palha italiana

Publicado em 12/03/2019 às 11:54

Compartilhe

Torta de palha italianaDia desses fui convidado para participar de um almoço, na casa de um casal de amigos em Domingos Martins e, por assim dizer, “convocado” a preparar e levar uma sobremesa, tarefa que aceitei de imediato e com muito prazer.

Comecei, então, a pesquisar algo que nos remetesse à culinária local, quando me veio à cabeça a receita desta torta, já que a “palha italiana”, não nesta forma, mas sim em pequenos tabletes individuais deliciosos, embrulhados em papel celofane e amarrados com um laço de fita, é bastante comum de se encontrar no município, seja nas confeitarias, nas cafeterias, nos restaurantes ou nas lojas que vendem produtos caseiros artesanais.

Comecei a preparação derretendo em fogo baixo quatro barras, de 100 g cada, de chocolate meio amargo, junto com uma colher de sopa bem cheia de manteiga sem sal e uma lata de leite condensado (375 g), mexendo até dar o ponto de “brigadeiro”, ou seja, até começar a soltar do fundo da panela. Tirei do fogo, deixei esfriar um pouco e adicionei duas caixinhas de creme de leite (200 g cada), misturando o suficiente para ficar bem homogeneizado.

Na sequência coloquei uma xícara de leite frio numa travessa e fui embebendo, um a um, 500 g de biscoitos “maisena” e arrumando-os numa forma metálica com 22 cm de diâmetro e fundo removível, numa primeira camada no fundo. Cobri esta camada com uma quantidade generosa do “brigadeiro” e, em seguida, repeti o processo com outras camadas de biscoitos e de chocolate, sendo que finalizei deixando a cobertura com uma deste último.

Por cima de tudo salpiquei um pouco dos mesmos biscoitos “maisena”, só que esmigalhados: coloquei algumas unidades num saco plástico, fechei-o e bati com uma colher de pau até achar que o tamanho dos pedaços estavam nem tão pequenos nem tão grandes para enfeitar a torta.

Deixei na geladeira até a hora de servir e, pelo o que comentaram aqueles que a experimentaram, estava muito boa, sendo que o chocolate meio amargo deu um toque muito especial!

Bom proveito e até a próxima!

Veja também

mundo-24-04-ft-JIM-WATSON

EUA promete enviar ajuda militar à Ucrânia nas próximas horas

politica-24-04-freepik-arma

Projeto quer estabelecer multa para crimes com arma de fogo

agro-24-04-ft-Arquivo-Paulo-Cordeiro

Agricultores familiares acessam políticas públicas de comercialização e melhoram renda com apoio do Incaper

geral-24-04-ft-div

Projeto Jovem Perito da Polícia Científica está com agenda de 2024 aberta

saude-24-04-ft-freepik

Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no Espírito Santo

geral-23-04-Foto-Osvaldo-Paula-Galote-Junior

Dia Mundial do Livro: leitura transformou a vida de um jovem em Domingos Martins

geral-23-04-ft-div

Programa Acredita começa hoje e prevê facilidade aos MEIs em negociação de dívidas

geral-23-04-ft-div-gov-es

Espírito Santo registra redução nas taxas de pobreza e extrema pobreza

Últimos artigos de Gastronomia

Receita de Caldo de pinto

Receita de Frango à espanhola da Mary Joe

Receita de Peixe à moda Santa Catarina

Receita de Quibe com pinhão

Receita de Pernil suíno preparado na panela de pressão com cerveja preta