GASTRONOMIA

Gastronomia

Torta de legumes

Publicado em 22/09/2023 às 10:12

Compartilhe

GATRONOMIA

Iríamos, eu e minha esposa, dormir em Santa Mônica, Guarapari, na agradável casa de uma cunhada e, como sei que ela está de dieta, resolvi preparar algo para lancharmos lá, que fosse saudável e leve. Optei por uma torta de legumes, que pode ser saboreada quente ou fria, ao gosto de cada um.

Iniciei preparando a massa: coloquei no micro-ondas, por 1 minuto em potência máxima, um potinho com 200 g de margarina para derreter e ficar quase líquida; em seguida triturei, no processador elétrico, 400 g de biscoitos “água e sal”, até se transformar em uma farinha. Adicionei, então, a margarina líquida e processei novamente até homogeneizar. Despejei esta mistura numa forma metálica, com fundo removível, e moldei o fundo e as laterais com uma camada de massa. Levei para o forno pré-aquecido a 200 ° C por 10 minutos.

Parti para o recheio: cortei, em cubinhos pequenos, uma cenoura grande descascada, duas cebolas médias, dois alhos-porós (só a parte branca) e uma abobrinha italiana, com a casca. Dei uma branqueada (cozimento rápido em água fervente, só para dar uma amaciada…) na cenoura e refoguei, em uma frigideira com um pouco de azeite, as cebolas e os alhos-porós. Quando amaciaram adicionei a cenoura e a abobrinha. Coloquei um pouco de sal, pimenta do reino moída na hora e tempero seco misto.

Quando os vegetais já estavam cozidos, mas al dente, acrescentei 500 g de keischmier (também conhecido como “chimia”) e uma caixinha de creme de leite. Misturei tudo muito bem e despejei na forma com a massa já pré-assada. Deixei no forno por uns 20 minutos, até o recheio firmar. Salpiquei queijo parmesão ralado, desliguei o forno e deixei a torta dentro dele, para esfriar sem pressa. Uma hora após, enfeitei-a com fatias de tomatinho cereja e levei-a para a geladeira.

Na hora de sair envolvi a forma com filme plástico e coloquei-a dentro de uma sacola térmica.

Chegando em Guarapari foi só esperar a cunhada chegar do trabalho e servir. Para quem quis comê-la quente, aquecemos fatias no micro-ondas. Eu preferi fria mesmo! E ficou muito saborosa, agradou a todos! O contraste da acidez do keischmier com os legumes funcionou muito bem! E o recheio pode ter muitas variações, como cubinhos de presunto ou frango, ervilhas, milho, azeitonas, etc! É só dar asas à imaginação!

Veja também

agricultura-familiar

Governo e Assembleia anunciam investimento de R$5 milhões na Agricultura Familiar

Cooperativas-de-seringalistas-debatem-desafios-da-producao-de-borracha-no-ES

Cooperativas de seringalistas debatem desafios da produção de borracha no ES

Governador-anuncia-mais-66-novos-onibus-climatizados-para-o-Transcol

Governador anuncia mais 66 novos ônibus climatizados para o Transcol

sustentabilidade-es

Projeto Semeando com Sustentabilidade receberá investimento três vezes maior

inovacoes-es

Governo do Estado apresenta ações inovadoras durante o ESX 2024

fevesu-24

Favesu 2024 leva conhecimento sobre avicultura e suinocultura a milhares de participantes

brasil-14-06-ft-Rovena-Rosa

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

esportes-14-06-ft-go-es

Paratleta capixaba conquista prata no World Series de natação na França

Últimos artigos de Gastronomia

Receita de Escondidinho de fruta-pão, ervilhas e frango desfiado

Receita de “Falso” pudim de morangos

Receita de Crumble de manga

Receita de Cassoulet de frango

Receita de Caldo de pinto