GASTRONOMIA

Gastronomia

Torta de legumes

Publicado em 22/09/2023 às 10:12

Compartilhe

GATRONOMIA

Iríamos, eu e minha esposa, dormir em Santa Mônica, Guarapari, na agradável casa de uma cunhada e, como sei que ela está de dieta, resolvi preparar algo para lancharmos lá, que fosse saudável e leve. Optei por uma torta de legumes, que pode ser saboreada quente ou fria, ao gosto de cada um.

Iniciei preparando a massa: coloquei no micro-ondas, por 1 minuto em potência máxima, um potinho com 200 g de margarina para derreter e ficar quase líquida; em seguida triturei, no processador elétrico, 400 g de biscoitos “água e sal”, até se transformar em uma farinha. Adicionei, então, a margarina líquida e processei novamente até homogeneizar. Despejei esta mistura numa forma metálica, com fundo removível, e moldei o fundo e as laterais com uma camada de massa. Levei para o forno pré-aquecido a 200 ° C por 10 minutos.

Parti para o recheio: cortei, em cubinhos pequenos, uma cenoura grande descascada, duas cebolas médias, dois alhos-porós (só a parte branca) e uma abobrinha italiana, com a casca. Dei uma branqueada (cozimento rápido em água fervente, só para dar uma amaciada…) na cenoura e refoguei, em uma frigideira com um pouco de azeite, as cebolas e os alhos-porós. Quando amaciaram adicionei a cenoura e a abobrinha. Coloquei um pouco de sal, pimenta do reino moída na hora e tempero seco misto.

Quando os vegetais já estavam cozidos, mas al dente, acrescentei 500 g de keischmier (também conhecido como “chimia”) e uma caixinha de creme de leite. Misturei tudo muito bem e despejei na forma com a massa já pré-assada. Deixei no forno por uns 20 minutos, até o recheio firmar. Salpiquei queijo parmesão ralado, desliguei o forno e deixei a torta dentro dele, para esfriar sem pressa. Uma hora após, enfeitei-a com fatias de tomatinho cereja e levei-a para a geladeira.

Na hora de sair envolvi a forma com filme plástico e coloquei-a dentro de uma sacola térmica.

Chegando em Guarapari foi só esperar a cunhada chegar do trabalho e servir. Para quem quis comê-la quente, aquecemos fatias no micro-ondas. Eu preferi fria mesmo! E ficou muito saborosa, agradou a todos! O contraste da acidez do keischmier com os legumes funcionou muito bem! E o recheio pode ter muitas variações, como cubinhos de presunto ou frango, ervilhas, milho, azeitonas, etc! É só dar asas à imaginação!

Veja também

hospital-amigo-da-crianca

Sesa mobiliza hospitais sobre selo Hospital Amigo da Criança

ruraltures

RuralturES promete explorar o turismo de experiência com estrutura imersiva

Governo-realiza-entrega-de-uniformes-e-materiais-esportivos-para-a-Copa-Sesport

Governo realiza entrega de uniformes e materiais esportivos para a Copa Sesport

Fundo-de-investimento-do-agro-cresce-147-nos-ultimos-12-meses

Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses

prefeitura-de-marechal-1

Moradores de Marechal Floriano podem sugerir propostas para o orçamento de 2025

desenvolvimento-de-produtos

Governo abre novo edital para desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores

ciodes

Ciodes completa 20 anos de serviço à população do Espírito Santo

Fachada-Bandes

Empresas de Conceição do Castelo contam com crédito do Bandes para crescer

Últimos artigos de Gastronomia

Receita de Nhoque de inhame

Receita de Escondidinho de fruta-pão, ervilhas e frango desfiado

Receita de “Falso” pudim de morangos

Receita de Crumble de manga

Receita de Cassoulet de frango