GASTRONOMIA

Gastronomia

Torta Caprese                                                         

Publicado em 24/11/2023 às 11:22

Compartilhe

GATRONOMIA-2

Esta sobremesa foi preparada por minha esposa e servida a dois casais de amigos que almoçaram em nossa casa, em Domingos Martins, Espírito Santo. Ficou uma delícia e ninguém queria parar de comer: “só mais um pedacinho”, diziam… Então os méritos vão para ela!

A torta caprese é uma preparação tradicional napolitana originária da ilha de Capri. Uma torta de chocolate feita com amêndoas, sem adição de farinha, crocante por fora, mas macia e molhadinha por dentro. A torta caprese é a torta de chocolate mais amada da Itália, segundo dizem. Existem diversas variações, todas muito saborosas, mas o verdadeiro espírito e sabor de Capri é um só: a simplicidade.

A receita original leva farinha de amêndoas, porém nós demos o nosso “toque brasileiro” e a substituímos pela farinha de castanhas de caju, facilmente encontrada e muito mais em conta do que a de amêndoas. O resultado foi surpreendente!

Para começar devemos dar uma tostada em 300g da farinha de castanhas, numa frigideira grande, tomando muito cuidado para não deixar queimar, o que iria trazer um sabor amargo e desagradável. Feito isso, corte 250g de chocolate meio amargo em pedaços pequenos e leve a um banho-maria para que possa derreter. Atenção para que o chocolate fique totalmente derretido sem nenhum tipo de pedaço. Deixe amornar mexendo o chocolate de vez em quando.

Em uma batedeira, bata 250g de manteiga sem sal em temperatura ambiente com 100g de açúcar refinado, acrescente 5 gemas, uma a uma, e por fim adicione o chocolate meio amargo, ainda morno, e a farinha de castanhas.

À parte bata 5 claras em neve com mais 100g de açúcar e, em seguida, adicione-as à mistura já preparada, com uma espátula ou colher de pau, misturando as claras de baixo para cima delicadamente.

Forre o fundo e a lateral de uma assadeira grande (24-26 cm) de fundo falso com papel manteiga untado com manteiga. Despeje a mistura nela e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, por cerca de 1 hora. Após este tempo, retire a torta do forno, deixe esfriar completamente e, então, desinforme.

Polvilhe ela com açúcar de confeiteiro e sua torta caprese está pronta para ser servida e saboreada! A combinação desta torta com creme chantilly ou sorvete de creme irá proporcionar uma experiência única ao paladar. Buon appetito!

Aproveite que o final de semana está chegando e teste está receita.

Veja também

policia-29-02-IG-Reproducao-Instagram

Suspeito de desmanchar carro usado no Caso Marielle é preso pela Polícia Federal

saude-29-02-freepik-mulher-gripe

Saiba a diferença entre os sintomas da dengue e da Covid-19

policia-29-02-Marcelo-Camargo-Agencia-Brasil

Polícia Federal prende mais três suspeitos em nova fase da operação Lesa Pátria

policia-29-02-pm-capa

Polícia Militar prende suspeitos de tráfico de drogas e encontra um pé de maconha em Domingos Martins

geral-28-02-alfredo-chaves-estradas

Estradas precárias em Alfredo Chaves dificultam acesso de moradores a serviços básicos

saude-28-02-PMMF-vacinacao

Marechal Floriano inicia vacinação contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos

brasil-28-02-ag-brasil-Juca-Varella

Ministério da Educação divulgou a segunda chamada do Prouni

turismo-28-02-PMDM-pascoa

Coelhinho chega neste final de semana para inaugurar a Festa da Páscoa em Domingos Martins

Últimos artigos de Gastronomia

Receita Badischer fisc (filé de tilápia à Baden-Baden)

Romeu & Julieta

Talharim a parisiense

Shakshuka

Banoffee