Consultor em Gastronomia

Gastronomia

Terrine de fígado de frango

Publicado em 03/01/2022 às 10:05

Compartilhe

padrão-gastronomia

terrine, na tradicional cozinha francesa, é semelhante a um patê, mas é cozida em uma travessa de cerâmica coberta (chamada de terrine) em um banho-maria. As terrines modernas podem não conter necessariamente carne ou gordura animal, mas ainda contêm texturas semelhantes à carne e substitutos de gordura, como, gelatina sem sabor ou cogumelos, por exemplo. As terrines são geralmente servidas frias ou em temperatura ambiente. A maioria das terrines contém uma grande quantidade de gordura, embora muitas vezes não seja o ingrediente principal, e carnes picadas ou desfiadas, se forem de aves. Muitas delas são feitas com carnes de caça, como faisão e coelho. No passado eram confeccionadas por profissionais da charcutaria, juntamente com salsichas, patês e galantinas. 

Na que eu preparei utilizei 1 kg de fígados de frango que, após lavá-los, eliminei as gorduras, cortei-os ao meio e temperei com pasta caseira de alho e cebola, sal, pimenta do reino e vinagre. Deixei-os no tempero por uma hora na geladeira e, enquanto isso, fatiei uma cebola grande e um pimentão verde pequeno, retirando deste as sementes.

Passado este tempo, refoguei-os em azeite, junto com a cebola e o pimentão, e adicionei o caldo do tempero, deixando tudo cozinhar até os fígados ficarem rosados internamente, e reservei-os.

Paralelamente fritei 200 g de bacon picadinho até tostar. Também retirei a pele de 250 g de linguiça suína defumada, cortei-as em rodelas e coloquei-as no processador, junto com um ovo cru, 3 fatias de pão de forma descascadas, as rodelas de linguiça, uma fatia bem picada de um carrê suíno que já estava prontinho na geladeira, bem como os fígados cozidos junto com as cebolas e o pimentão. Processei tudo até ficar bem homogêneo e despejei a mistura numa forma de porcelana untada com azeite.Assei em forno pré-aquecido a 200 º C, em banho-maria, por 1 hora e 20 minutos. Deixei, então, esfriar, e coloquei-a na geladeira até a hora de servir. Para tanto desenformei-a e fatiei-a. Saboreei-a com uma colherada de geleia de pimenta e torradas! E um vinho da uva pinot noir, que eu adoro! Combinaram magnificamente! Recomendo!

Veja também

Morador-de-Afonso-Claudio-e-um-dos-mortos-no-acidente-ocorrido-na-BR-262-1

Morador de Afonso Cláudio é um dos mortos no acidente ocorrido na BR-262

Londres-rainha-Elizabeth-aparece-de-surpresa-em-inauguracao-de-metro

Londres: rainha Elizabeth aparece de surpresa em inauguração de metrô

Homem-e-preso-acusado-de-matar-o-cunhado-em-Brejetuba

Homem é preso acusado de matar o cunhado em Brejetuba

acidente-2-1

Mais um acidente na BR-262 envolvendo dois carros deixa uma mulher ferida

lula

PT e PSD negociam chapa em Minas Gerais para possível aliança nacional

Servidores-publicos-sao-qualificados-sobre-nova-Lei-de-Licitacoes

Servidores públicos são qualificados sobre nova Lei de Licitações

Carreta-tomba-na-Serra-do-Guandu-em-Afonso-Claudio-e-por-milagre-ocupantes-nao-se-ferem

Carreta tomba na Serra do Guandu em Afonso Cláudio e por milagre ocupantes não se ferem

Concluida-a-instalacao-da-nova-rede-de-agua-na-mais-longa-via-publica-de-Marechal-Floriano-1

Concluída a instalação da nova rede de água na mais longa via pública de Marechal Floriano

Últimos artigos de Gastronomia

Risoto de camarão e cogumelos Paris

Penne alla Norma

Strogonoff suino?

Peposo

TORTA HOLANDESA SUPER FÁCIL