Pedra Azul será a capital do cinema de 22 a 25 de maio

Essa semana será totalmente dedicada a filmes em Pedra Azul, Domingos Martins. Começa na próxima quarta-feira (22) a segunda edição do Festcine Pedra Azul. Sucesso em 2018, o festival de cinema traz para as montanhas filmes nacionais e internacionais. O evento será de 22 a 25 de maio, no Hotel Bristol Vista Azul, em Pedra Azul.

Foram mais de 800 filmes inscritos de todo o mundo e 85 foram selecionados, nas seguintes categorias: Longa-metragem, Curta-metragem, Documentário e Animação. Também serão premiados, em longa e curta-metragem, o melhor diretor, melhor roteiro, melhor ator, melhor atriz, melhor direção de fotografia e melhor trilha sonora. Este ano a homenagem será à atriz Tuna Dwek, que participará do evento.

Além dos filmes que participarão da competição, também serão exibidos filmes italianos, em uma homenagem especial. Entre os filmes que estarão em cartaz, destaque para os clássicos “Cinema Paradiso” e “Ladrões de Bicicleta”. As exibições serão no dia 24 de maio, com o nome de “Mostra Italiana de Cinema”.

“O objetivo é promover a cultura italiana e divulgar o cinema italiano na região, através de alguns dos diretores e atores mais importantes da cena cinematográfica italiana contemporânea, já que o cinema também representa uma importante oportunidade para o diálogo entre as culturas italiana e brasileira”, comenta o organizador do festival, o cineasta Marcoz Gomez.

ESCOLAS - Outra novidade deste ano é um projeto que vai interagir com estudantes da região. Segundo organizadores, a ideia é inserir a arte do cinema no processo de ensino-aprendizagem, por meio de uma visão multidisciplinar como um meio de aproximar o público estudantil da narrativa audiovisual.

Entre os objetivos, destacam-se: apresentar o cinema aos estudantes como sendo uma fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento; desenvolver o senso crítico, estético e cultural sobre a região, o país e o mundo de modo geral; estimular que os alunos da rede pública municipal criem o hábito de frequentar o cinema, estimulando o aprendizado cultural e artístico e promover a integração e o desenvolvimento social, além de oferecer momentos de lazer aos alunos da rede municipal de ensino.

Pensando na acessibilidade e na inclusão social, o 2º Festcine Pedra Azul levará aos surdos exibições com recursos de legendagem. “Também teremos exibições para grupos da terceira idade, a fim de incentivar cada vez mais a presença da sociedade em nosso festival”, contou Marcoz.

PROGRAMAÇÃO – Durante os quatro dias de programação, que contará com uma estrutura temática e divulgação nacional, haverá a presença de atores, diretores, críticos de cinema renomados e outras personalidades. Durante o festival, haverá palestras, debates e oficinas para visitantes e inscritos, além das exibições dos filmes selecionados, nas salas climatizadas do Bristol Vista Azul.

No dia 23, além das exibições e demais atividades, haverá a apresentação da Orquestra Sinfônica Sul do Espírito Santo. Na sexta-feira (24/05), será o dia da Mostra Italiana de Cinema. Também haverá uma coletiva de imprensa no mirante do Bristol Vista Azul, onde diretores, atores, atrizes, produtores e organizadores do festival estarão à disposição dos jornalistas.


No último dia, as atividades serão intensas, com exibições dos filmes selecionados para os convidados e para o público em geral, premiação, coquetel, apresentações culturais, pocket show e outras atividades de encerramento do Festival. As exibições ao público serão gratuitas. Confira a programação completa n o site: www.festcinepedraazul.com.br.

O Festcine Pedra Azul nasceu da parceria entre a Tower Filmes e Galpão Produções, com o apoio do Grupo Bristol Hotels, Marlim Azul, Associação Turística de Pedra Azul (ATPA), Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e Secretaria de Cultura e Turismo de Domingos Martins.