GASTRONOMIA

Gastronomia

Receita de Quibe com pinhão

Publicado em 15/03/2024 às 15:41

Compartilhe

GATRONOMIA-2

Ganhei de um vizinho e amigo aqui do município de Domingos Martins, ES, um pacote, com, aproximadamente, 1 kg de pinhões. Estas sementes, geradas pelos pinheiros da espécie “araucária”, muito comum no sul do Brasil, é bastante utilizada na gastronomia daquela região, principalmente nos estados do Paraná e Santa Catarina.                                                                          

Foto: Gustavo Senna

Um dos pratos mais conhecidos lá chama-se “entrevero”, que é uma espécie de cozido, onde também o pinhão é protagonista. Nos meses de maio e junho eles se desprendem da pinha, o fruto do pinheiro, e são facilmente apanhados no solo sob suas copas. Devem, então ser higienizados, cozidos e, posteriormente, descascados um a um, para serem consumidos. Alguns Chefs preparam iguarias, salgadas e doces, usando o pinhão. Encontram-se, na internet e em várias publicações, receitas de “goulash”, estrogonofe, saladas e, como sobremesas, pudim ou palha italiana de pinhão! O mais tradicional é comê-los cozidos, descascados (cada um descasca o seu…) e salgados, como um petisco.

Eu resolvi criar uma receita própria, inspirada na de quibe assado que minha filha desenvolveu, onde substituiu o triguilho por couve-flor triturada, que fica uma delícia e, ainda por cima, é “low carb”.

Na que produzi empreguei os pinhões, devidamente cozidos, descascados manualmente um a um (existem uns descascadores mecânicos que no sul do país são muito utilizados…) e triturados em um processador de alimentos, na função pulsar e com muito cuidado para não virar uma farinha: meu objetivo era obter uma textura similar à do triguilho… E consegui!

Em seguida coloquei numa tigela 1 kg de alcatra moída duas vezes, temperei com uma colher de sopa bem cheia de pasta caseira de alho e cebola, uma colher de sopa rasa de sal, uma de pimenta síria, uma cebola média picada, meio maço de folhas de hortelã fresca bem picadas, reguei com bastante azeite de oliva extravirgem e adicionei meio copo de vinagre branco. Homogeneizei estes ingrediente manualmente e acrescentei os pinhões triturados. Misturei bastante e acomodei a mistura num pirex retangular com 5 cm de altura, suficiente para acomodá-la.

Alisei bem a superfície, fiz uns cortes enviesados com 5 cm de largura até encontrar o fundo da assadeira, reguei estes sulcos com mais azeite, dispus algumas rodelas de cebola e de azeitonas verdes sem caroço na superfície para decorar, cobri com papel alumínio e levei para o forno pré aquecido a 200 °C, onde deixei por meia hora.

Passado esse tempo retirei o papel alumínio e retornei o quibe para o forno, onde ficou mais 40 minutos. Então retirei-o do forno, decorei ainda com alguns raminhos de hortelã fresca e servi. O acompanhamento foi com berinjelas cortadas longitudinalmente em metades, temperadas com sal, lemon peper e zatar, grelhadas no azeite.

Quem experimentou elogiou, então vou repeti-la, aproveitando esta época quando os pinhões aparecem nas feiras livres e supermercados! E até a próxima!

Veja também

agro-22-04-freepik-cafe

Prêmio CNA Brasil Artesanal abre inscrições para concurso de cafés especiais torrados

mundo-22-04-vt-Reproducao-AFP

Coreia do Norte dispara mísseis balísticos de curto alcance

mat-paga-22-04-mundo1

Bingo Don Bingote: Revivendo um Clássico com um Toque Moderno

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-3

A Inclusão das Pessoas com Deficiência Visual

geral-22-04-ft-divulgacao

Donos de veículos afetados pelas chuvas em Apiacá e Mimoso do Sul não precisarão pagar IPVA e Licenciamento Anual 2024

agro-22-04-ft-favesu

Venda Nova se prepara para a 7ª edição da maior feira de avicultura e suinocultura capixaba FAVESU

brasil-22-04-fi-reprocucao-x

Supremo nega suspensão de multa do TSE a Bolsonaro

mat-paga-22-04-brasil-3

Os melhores serviços para impulsionar o Instagram: minha experiência pessoal

Últimos artigos de Gastronomia

Receita de Caldo de pinto

Receita de Frango à espanhola da Mary Joe

Receita de Peixe à moda Santa Catarina

Receita de Quibe com pinhão

Receita de Pernil suíno preparado na panela de pressão com cerveja preta