GASTRONOMIA

Gastronomia

Receita de Pernil suíno preparado na panela de pressão com cerveja preta

Publicado em 08/03/2024 às 14:30

Compartilhe

GATRONOMIA-1

Consegui comprar uma “posta” de pernil suíno, sem osso, com 2 kg e pouco de peso, linda, limpinha, convidativa! A inspiração para prepará-la veio imediatamente: assá-la na panela de pressão, bem temperada e com cerveja preta, a qual vai lhe proporcionar um molho escuro, espesso e saborosíssimo!

Comecei perfurando a “posta” em diversos lugares, de maneira que o tempero penetrasse na carne e a deixasse bem úmida internamente. Para mariná-la utilizei uma colher de sopa bem cheia de pasta caseira de cebola e alho, duas colheres de sopa rasas de sal fino, pimenta do reino moída na hora, meia xícara de molho amarelo de mostarda, meia xícara de molho inglês, suco de um limão galego, uma colher de sopa bem cheia de tempero do Edu Guedes, uma de páprica picante e uma rasa de lemon pepper. Depois de espalhar tudo muito bem por toda sua superfície, deixei-a num recipiente hermeticamente fechado na geladeira de um dia para o outro.

No dia seguinte aqueci uma panela de pressão grande e selei a carne, em um pouquinho de azeite, em ambos os lados, até deixá-las morenas. Adicionei, então, dois copos de água fresca no recipiente da marinada e despejei tudo na panela de pressão, por sobre a carne. Adicionei, ainda, o conteúdo de uma latinha (350ml) de cerveja escura Petra, tampei a panela e, depois que pegou pressão, marquei 40 minutos.

Passado este tempo, abri a panela e adicionei uma cenoura descascada e fatiada, além de duas cebolas médias, também sem casca, cortadas em cubinhos. Coloquei mais um pouco de água fresca (um copo), fechei-a novamente e deixei cozinhando mais uns 20 minutos.

Findo este prazo, verifiquei que a carne estava macia e bem cozida. Retirei-a da panela, fatiei-a e levei-a para uma travessa grande. Deixei o molho bem suculento, apurando-o e engrossando-o um pouco (a cenoura e a cebola ajudaram nisso…), corrigi o sal e o despejei sobre as fatias, para serví-las! Acompanhei-as com batatas cozidas e um vinho da uva Pinot noir.  Não sobrou quase nada… Bom proveito e até a próxima!

Veja também

brasil-12-04-ft-secretaria-municipal-de-sao-sebastiao

Justiça liberta donos dos cães que atacaram a escritora Roseana Murray

geral-01-03-Luciano-Rocha-STJ

Manter foro privilegiado mesmo ao deixar cargo é voto da maioria no STF

cultura-12-04-ft-div

Fames celebra Semana da Voz com performances eruditas e populares de Jacob do Bandolim a Vivaldi

esportes-12-04-ft-div-gov-es

Remo Paralímpico do Vitória FC fatura ouro na 1ª regata de 2024

esportes-12-04-ft-divulg

Final do Capixabão 2024 será transmitida em varias emissoras neste sábado (13)

AGRO-12-04-FT-GOV-ES-DIVUL

Feira ES+Café promove imersão no universo da cafeicultura capixaba

geral-11-04-Reproducao-Banco-Central

Banco Central lança moeda de R$ 5 em comemoração ao bicentenário da constituição do pais

geral-11-04-freepik

Ifes lança editais com 1.045 vagas em cursos técnicos a distância e presencial

Últimos artigos de Gastronomia

Receita de Frango à espanhola da Mary Joe

Receita de Peixe à moda Santa Catarina

Receita de Quibe com pinhão

Receita de Pernil suíno preparado na panela de pressão com cerveja preta

Receita de Tarte Tatin