GASTRONOMIA

Gastronomia

Receita de Crumble de manga

Publicado em 10/05/2024 às 15:01

Compartilhe

GATRONOMIA-1

Mais uma vez fui “estimulado” a levar uma sobremesa para o almoço de sábado na casa de um casal de amigos e vizinhos aqui de Domingos Martins, região serrana do Estado do Espírito Santo, onde moro com minha esposa.

Após uma pesquisa na internet resolvi que iríamos saborear um crumble, o qual já tinha produzido anteriormente e que, realmente, fica delicioso!

Crumble (numa tradução livre, do inglês, significa “esmigalhar”) é um prato doce de origem britânica, feito de compota de frutas picadas cobertas com uma mistura de gordura, farinha e açúcar, assado até que a cobertura fique crocante. Muitas vezes, é servido com creme de leite, chantilly ou sorvete.

O mais tradicional é de maçãs, mas eu resolvi aproveitar uma fruta da época e preparei com mangas. Nesta época do ano elas estão muito doces, saborosas e suculentas! Utilizei as da variedade “Palmer”.

Como seriam umas 12 pessoas participando do evento, escolhi 6 unidades maduras. Lavei-as bem, descasquei-as e retirei suas polpas, cortando-as em cubos de, aproximadamente, 4 cm de lado. Como elas iriam assar no forno, junto com a massa, não havia necessidade de qualquer cozimento prévio. Espalhei os cubos numa assadeira de porcelana, untada com um pouco de manteiga sem sal, espremi um limão sobre eles e polvilhei um pouco de canela em pó.

Em seguida comecei a fazer a cobertura: misturei numa tigela 1 ½ xícara de farinha de trigo, 1/2 xícara de açúcar mascavo, ½ xícara de aveia em flocos grandes, 1 colher de sopa de canela em pó e 200 g de manteiga sem sal gelada e cortada em cubinhos. Aí coloquei, literalmente, “a mão na massa”: esmigalhei manualmente, conforme a palavra inglesa, todos os ingredientes, até que a mistura ficou homogênea e com alguns pedaços pequenos de manteiga visíveis.

Esta cobertura foi devidamente espalhada sobre as mangas e a travessa levada ao forno pré-aquecido a 200 ° até que ficou dourada e crocante, mais ou menos uns 20 minutos. Retirei-a e deixei esfriar.

O ideal é servi-lo morno e, se for o caso, aqueça-o por uns 5 minutos antes de levar à mesa. Para acompanhar levei também um pote de sorvete de creme, cuja combinação foi um sucesso!

Veja também

formação de novos pm

Governo do Estado realiza formatura de 932 novos soldados da Polícia Militar

dividas com bancos

Procon-ES participa de mutirão para negociar dívidas com bancos em novembro

Cafe-Exportacao-Cooabriel-1024x579

Cooabriel envia café conilon para o mercado indiano

WhatsApp Image 2024-11-01 at 09.33.12

Espírito Santo encerra outubro com o menor número de homicídios dos últimos 28 anos

e5fbbbe3-b16a-4ac2-9bdd-32a2ef21dc5c

Outubro marca o segundo melhor resultado da história em termos de abertura de mercados

fundo-azul-realista-de-novembro-em-espanhol_23-2149686278

“Novembro Azul”: a importância da presença cada vez maior dos homens na Atenção Primária à Saúde

geral 17-09 - ft freepik - previsão do tempo

“Novembro: Calor Intenso e Chuvas Abundantes”

CAPA CERTA OKOKOKO-1

Incaper lança o primeiro sistema de monitoramento meteorológico em tempo real do Espírito Santo

Últimos artigos de Gastronomia

Receita de Arroz a piemontese

Receita de Trouxinhas de mortadela, ricota e nozes

Receita de Nhoque de inhame

Receita de Escondidinho de fruta-pão, ervilhas e frango desfiado

Receita de “Falso” pudim de morangos