GASTRONOMIA

Gastronomia

Quibe com pinhão

Publicado em 27/05/2020 às 11:48

Compartilhe

Ganhei de um vizinho e amigo aqui do município de Domingos Martins, ES, um pacote, com, aproximadamente, 1 kg de pinhões.

Estas sementes, geradas pelos pinheiros da espécie “araucária”, muito comum no sul do Brasil, é bastante utilizada na gastronomia daquela região, principalmente nos estados do Paraná e Santa Catarina.

Anúncio

Um dos pratos mais conhecidos lá chama-se “entrevero”, que é uma espécie de cozido, onde também o pinhão é protagonista.

Nos meses de maio e junho eles se desprendem da pinha, o fruto do pinheiro, e são facilmente apanhados no solo sob suas copas. Devem, então ser higienizados, cozidos e, posteriormente, descascados um a um, para serem consumidos. Alguns Chefs preparam iguarias, salgadas e doces, usando o pinhão. Encontram-se, na internet e em várias publicações, receitas de “goulash”, estrogonofe, saladas e, como sobremesas, pudim ou palha italiana de pínhão! O mais tradicional é comê-los cozidos, descascados (cada um descasca o seu…) e salgados, como um petisco.

Eu resolvi criar uma receita própria, inspirada na de quibe assado que minha filha desenvolveu, onde substituiu o triguilho por couve-flor triturada, que fica uma delícia e, ainda por cima, é “low carb”.

Anúncio

Na que produzi empreguei os pinhões, devidamente cozidos, descascados manualmente um a um (existem uns descascadores mecânicos que no sul do país são muito utilizados…) e triturados em um processador de alimentos, na função pulsar e com muito cuidado para não virar uma farinha: meu objetivo era obter uma textura similar à do triguilho… E consegui!

Em seguida coloquei numa tigela 1 kg de alcatra moída duas vezes, temperei com uma colher de sopa bem cheia de pasta caseira de alho e cebola, uma colher de sopa rasa de sal, uma de pimenta síria, uma cebola média picada, meio maço de folhas de hortelã fresca bem picadas, reguei com bastante azeite de oliva extravirgem e adicionei meio copo de vinagre branco. Homogenizei estes ingrediente manualmente e acrescentei os pinhões triturados. Misturei bastante e acomodei a mistura num pirex retangular com 5 cm de altura, suficiente para acomodá-la.

Alisei bem a superfície, fiz uns cortes enviesados com 5 cm de largura até encontrar o fundo da assadeira, reguei estes sulcos com mais azeite, dispus algumas rodelas de cebola e de azeitonas verdes sem caroço na superfície para decorar, cobri com papel alumínio e levei para o forno pré-aquecido a 200 °C, onde deixei por meia hora.

Passado esse tempo retirei o papel alumínio e retornei o quibe para o forno, onde ficou mais 40 minutos. Então retirei-o do forno, decorei ainda com alguns raminhos de hortelã fresca e servi. O acompanhamento foi com berinjelas cortadas longitudinalmente em metades, temperadas com sal, lemon peper e zatar, grelhadas no azeite.

Quem experimentou elogiou, então vou repetí-la, aproveitando esta época quando os pinhões aparecem nas feiras livres e supermercados! E até a próxima!

Veja também

b0f94b0e-9c27-41df-9cfc-f942b10ff0f0

Lula defende regulação das plataformas digitais e governança global da inteligência artificial durante cúpula do G7

IMG_0432

Minha Saúde ES: aplicativo reúne serviços e informações de saúde em plataforma digital

café conilon Foto Julio Huber

Ufes registra três novas cultivares de café conilon com foco em produtividade e adaptação climática

{AEC5A805-EBCE-61AA-CCE2-0CDEED3A576B}

Festival de Inverno de Matilde reúne gastronomia, música e experiências nas montanhas de Alfredo Chaves

14987

Expo Cidades Capixabas debate inteligência artificial e revela as profissões em Domingos Martins

WhatsApp Image 2026-06-16 at 17.32.30

Festival ambiental reúne educação, cultura e sustentabilidade em Domingos Martins 

WhatsApp Image 2026-06-16 at 16.26.131

Dois homens são detidos com motos furtadas em Marechal Floriano e Domingos Martins

WhatsApp Image 2026-06-15 at 17.37.35

Polícia confirma identidade de mulher encontrada morta em Afonso Cláudio 

Últimos artigos de Gastronomia

Fraldinha grelhada 

Ovos “endiabrados”

Cubos de abóbora assados com molho ”Shoyu”

Lasanha de berinjela

Spaghetti al ragu