Navios e Cruzeiros mantém suspensas as operações até 4 de março

Publicado em 16/02/2022 às 07:50

Compartilhe

116679


source
Cruzeiro
Foto: Divulgacao

Cruzeiro

A Associação Brasileira de Navios e Cruzeiros (Clia Brasil) decidiu, nesta terça-feira (15), manter a suspensão voluntária das operações nos portos brasileiros até 4 de março.

A decisão do novo adiamento foi baseada no cenário epidemiológico nacional, que registrou piora neste início de ano, devido ao alto potencial de contágio da variante Ômicron.

Anteriormente, a data estipulada para o retorno das atividades dos cruzeiros era 18 de fevereiro. Em nota, a associação pontuou que a ”decisão visa dar continuidade ao criterioso trabalho e discussões com as autoridades nacionais, estaduais e municipais para a retomada dos cruzeiros”.

No dia 12 de janeiro, como medida de segurança à população, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia recomendado ao Ministério da Saúde e à Casa Civil que a temporada de cruzeiros no Brasil fosse definitivamente suspensa.

Segundo a Portaria Interministerial nº 666, publicada em 20 de janeiro de 2022, todos os municípios e estados que irão  receber os cruzeiros precisam estar de acordo com os requisitos que apoiam o retorno das operações e os protocolos de segurança estabelecidos pela Anvisa.

Leia Também

A temporada atual, que teve início em novembro do ano passado, previa  movimentar mais de 360 mil turistas, com impacto de R$ 1,7 bilhão na economia  e gerar 24 mil empregos em diversos setores.

Um estudo feito pela  Clia Brasil em parceria com a Fundação Getúlio Vargas mostra que cada navio gera em torno de R$ 350 milhões de impacto para a economia nacional.

Segundo a associação, a Covid-19 foi diagnosticada em 1,1 mil pessoas que estavam a bordo de navios, incluindo hóspedes e tripulantes. Entre 5 de novembro do ano passado e 3 de janeiro de 2021, cruzeiros que realizaram viagens na costa brasileira transportaram aproximadamente 130 mil passageiros.

No Brasil, os protocolos atuais exigem que todos os hóspedes estejam com o ciclo vacinal completo, apresentem testes negativos antes do embarque e tenham testagem contínua a bordo.

Veja também

prefeitura-de-marechal

Prefeitura de Marechal Floriano realiza audiência pública para apresentação Lei orçamentária de 2025

mundo-24-04-ft-JIM-WATSON

EUA promete enviar ajuda militar à Ucrânia nas próximas horas

politica-24-04-freepik-arma

Projeto quer estabelecer multa para crimes com arma de fogo

agro-24-04-ft-Arquivo-Paulo-Cordeiro

Agricultores familiares acessam políticas públicas de comercialização e melhoram renda com apoio do Incaper

geral-24-04-ft-div

Projeto Jovem Perito da Polícia Científica está com agenda de 2024 aberta

saude-24-04-ft-freepik

Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no Espírito Santo

geral-23-04-Foto-Osvaldo-Paula-Galote-Junior

Dia Mundial do Livro: leitura transformou a vida de um jovem em Domingos Martins

geral-23-04-ft-div

Programa Acredita começa hoje e prevê facilidade aos MEIs em negociação de dívidas