GASTRONOMIA

Gastronomia

Lombinho suíno assado, fatiado e entremeado com presunto e queijo

Publicado em 07/03/2023 às 14:44

Compartilhe

padrão-gastronomia

Esta foi a iguaria que levei para nossa ceia de Natal, neste ano reunidos no apartamento de minha filha. Minha tradição é sempre preparar um “bacalhau espiritual”, mas desta vez resolvi inovar, e um corte suíno sempre é bem-vindo, certo?

12 pessoas iriam participar da confraternização, então comprei 2 peças de lombinho congelado, cada uma com 1,2 kg, aproximadamente. Deixei-as descongelando na geladeira durante umas 48 horas.

Já descongeladas coloquei-as numa travessa e temperei-as com sal, pimenta do reino, lemon pepper, pasta caseira de alho e cebola, molho teriyaki e suco de 2 limões.. Fiz algumas perfurações com uma faca de ponta fina para que o tempero fosse bem absorvido pela carne de porco. Passei cada lombinho para um saco de celofane próprio para assar, junto com metade da marinada, fechei-os bem e levei-os para a geladeira, deixando-os ali por 24 horas.

No sábado de Natal, pela manhã, tirei os pacotes da geladeira e coloquei os lombinhos numa assadeira de vidro ainda dentro dos sacos para assar, junto com a marinada e coloquei-os no forno pré-aquecido a 200°, onde ficaram por 2 horas. Após esse tempo, tirei-os dos sacos de celofane, deitei-os na assadeira, reguei com o caldo formado e deixei-os ainda no forno ligado por mais meia hora, para dourarem.

Na sequência retirei-os do forno para esfriar. Quando ficou morno, fatiei cada um deles e, entre cada duas fatias, coloquei uma de queijo muçarela e uma de presunto cozido. Feito isso os cobri e reservei. Com parte do caldo que se formou durante a cocção preparei um molho, adicionando o suco coado de 4 laranjas peras e molho shoyu, servido separadamente de modo a que cada participante utilizasse a seu gosto.

Uma hora antes de servir acendi o forno novamente e coloquei a assadeira para aquecer a carne e o presunto, assim como para derreter o queijo. Os acompanhamentos foram arroz colorido e creme de milho. Modéstia à parte tudo estava delicioso, todo mundo adorou!

Veja também

cultura-18-04-ft-div-gov-es

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos conectando público com gastronomia, música e cultura

geral-18-04-ft-negocio-rural

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

brasil-18-04-ft-flipar

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

geral-18-04-freepik-dinheiro

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

turismo-18-04-ft-div-setur

Rota dos Sabores mostra a diversidade gastronômica do Espírito Santo

arte-e-cronica

Crônica: Quais suas prioridades?

policia-17-04-ft-policia-amb

Polícia Ambiental flagra atividades de terraplanagem sem licença ambiental na Região Serrana

brasil-17-04-ft-div-portal-ig

Ministério Publico apura se o PCC está infiltrado na saúde pública de São Paulo

Últimos artigos de Gastronomia

Receita de Frango à espanhola da Mary Joe

Receita de Peixe à moda Santa Catarina

Receita de Quibe com pinhão

Receita de Pernil suíno preparado na panela de pressão com cerveja preta

Receita de Tarte Tatin