Consultor em Gastronomia

Gastronomia

Língua bovina ao molho vermelho

Publicado em 18/03/2021 às 11:26

Compartilhe

Dos miúdos bovinos, como coração, fígado, língua, rins, estômago (também conhecido como “bucho” ou “dobradinha”), miolos, testículos e outros, há quem os adore e há quem os odeie… Eu, particularmente, sou fã de quase todos e costumo apreciá-los sempre que possível! São altamente nutritivos e muito utilizados em pratos gourmets ao redor do mundo. O coração bovino, por exemplo, é uma carne magra e muito rica em proteínas. O fígado é fonte de ferro, que é necessário para diversas funções vitais e é a deficiência mais comum do ser humano, garantindo assim o crescimento saudável das crianças. A língua de boi, uma iguaria apreciada pelos paladares mais exigentes, é rica em fósforo.

Para esta preparação, que serve até 4 pessoas, utilizei uma língua bovina limpa, congelada, pesando 1,3 kg. Iniciei colocando-a, de véspera, na panela de pressão com água fria até cobri-la, 3 folhas de louro, 2 colheres de sopa de vinagre branco e 1 colher de sopa, bem cheia, de sal grosso. Deixei-a fervendo na pressão por 40 minutos. Guardei na geladeira até o dia seguinte.

Tirei-a da panela, dispensei a água do cozimento, retirei algum excesso de gordura que ainda estava lá e fatiei-a, tendo cada fatia, mais ou menos, 1 cm de espessura.

Na mesma panela de pressão, já limpa, refoguei 1 colher de sopa de tempero caseiro de cebola e alho no óleo de milho e 3 cebolas médias, descascadas e cortadas ao meio no sentido longitudinal. Quando as cebolas começaram a dourar, retirei-as e as reservei, à parte.

Coloquei um pouco de azeite na panela de pressão e dei uma rápida selada nas fatias da língua. Em seguida adicionei ½ litro de caldo caseiro de frango, preparado em outra oportunidade, além de 2 colheres de sopa de tempero pronto do Edu Guedes, meia colher de sopa de lemon pepper (tempero à base de casca de limão ralada e pimenta do reino moída) e 2 colheres de sopa de páprica, daí a cor vermelha do molho! Acresci, ainda, 300 g de linguiça suina caseira defumada, em pedaços de 3 cm cada, para dar um sabor especial.

Deixei cozinhando, na pressão, por meia hora. Abri a panela, verifiquei o grau de cozimento da língua e, como ainda estavam um pouco duras acrescentei mais uma xícara do caldo de frango, fechei a panela e voltei com ela para o fogo. Mais meia hora e a língua estava quase “no ponto”. Deixei a pressão escapar, abria a panela, juntei as cebolas e deixei mais 15 minutos na pressão. Após este tempo as fatias estavam bem cozidas, macias e absorveram muito bem os temperos. Tirei a tampa e deixei descansando por uns 10 minutos para, então, dispor as fatias e as linguiças numa travessa e despejar o molho por cima, passando-o por uma peneira. Daí foi direto para a mesa!

Os acompanhamentos foram: arroz branco e batatas bolinha. Estas eu lavei bem e cozinhei-as cortadas ao meio com casca e tudo, só com sal grosso. Quando estavam al dente as escorri e coloquei-as na air fryer até que a casquinha ficasse crocante. Salpiquei um pouco de sal e servi à parte.
Harmonizei com um vinho tinto da uva pinot noir, um casamento perfeito, posso afirmar! Até a próxima e bom apetite!

Veja também

Iema-publica-convocacao-para-eleicoes-do-Conselho-Consultivos-do-Parque-Estadual-de-Pedra-Azul

Iema publica convocação para eleições do Conselho Consultivos do Parque Estadual de Pedra Azul

Centro-Educacional-e-Esportivo-recebe-reforma-no-piso-em-Marechal-Floriano-2

Centro Educacional e Esportivo recebe reforma no piso em Marechal Floriano

Idaf-abre-processo-seletivo-para-medico-veterinario-em-designacao-temporaria

Idaf abre processo seletivo para médico-veterinário em designação temporária

Estado-recebe-144.720-doses-de-vacinas-contra-a-Covid-19-nesta-semana

Estado recebe 144.720 doses de vacinas contra a Covid-19 nesta semana

Gato-cai-de-predio-e-bombeiros-fazem-resgate-delicado

Gato cai de prédio e bombeiros fazem resgate delicado

Estado-recebe-doacao-de-158-capacetes-ELMOs-para-pacientes-com-Covid-19

Estado recebe doação de 158 capacetes ELMOs para pacientes com Covid-19

bate-papo final

Bate-papo com o Montanhas #02

Letreiros-de-bem-vindo-a-Marechal-mais-visiveis-apos-corte-de-capim-2

Letreiros de “bem vindo a Marechal” mais visíveis após corte de capim

Ultimos artigos de Gastronomia

Barreado

Filé de tilápia ao forno

Língua bovina ao molho vermelho

Arroz de Braga

Camarão, palmito e requeijão cremoso