Consultor em Gastronomia

Gastronomia

Lasanha de cogumelos e espinafre

Publicado em 27/12/2021 às 16:01

Compartilhe

padrão-gastronomia

Aqui, no município de Domingos Martins, região serrana do Espírito Santo, há alguns produtores de cogumelos Paris. É possível adquiri-los diretamente no local da produção, ou seja, fresquíssimos! 

Várias são as possibilidades de prepará-los: recheados com ricota e nozes (aqueles grandões…), estrogonofe, saladas, sopas e muito mais!

Eu resolvi fazer uma lasanha e, para dar um “toque” a mais de sabor, elaborei o molho branco, imprescindível, agregando espinafre a ele: todos que a experimentaram acharam que foi uma boa idéia!

Então, na véspera, preparei um molho de tomates usando 12 unidades do tipo italiano, sem pele e sem sementes. Refoguei-os em azeite com uma colher de sopa de pasta caseira de cebola e alho (bato no liquidificador 300 g de alho, 300 g de cebola branca descascados e azeite – não adiciono sal – e guardo num vidro grande na geladeira), adicionei uma colher de sobremesa de sal, uma de lemon pepper e 2 copos de água, deixando-os cozinhando, mexendo de vez em quando, até dissolvê-los e ficar espesso. Quando ficou pronto guardei na geladeira.

Em seguida passei um pano em cada um dos 500 g de cogumelos Paris frescos, fatiei-os e também os refoguei em azeite e uma colher de sobremesa da mesma pasta caseira de cebola e alho citada anteriormente, mais uma colher de chá bem cheia de sal. Reservei na geladeira, inclusive o caldo formado.

No dia seguinte refoguei, da mesma forma, as folhas de 2 maços de espinafre. Confeccionei o molho branco em outra panela: fritei, em 2 colheres bem cheias de manteiga, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, mexendo bem para não formar grumos e até o sabor do trigo desaparecer, sem deixar a mistura escurescer. Adicionei 1 litro de leite integral e o conteúdo de um potinho de creme de ricota, ralei um pouco de noz moscada e corrigi o sal (a manteiga já tem sal…). Deixei cozinhando até espessar e, então, coloquei junto o espinafre refogado. Processei a mistura até ficar bem homogênea.

Fritei, ainda, em uma frigideira, 250 g de bacon fatiado e cortado em tiras, e reservei.

Iniciei a montagem da lasanha: forrei o fundo de uma assadeira de vidro (ou cerâmica) com uma camada do molho de tomates e cogumelos, por cima coloquei algumas fatias de massa para lasanha (aquela que vai direto ao forno!), cobri com o creme de espinafre, sobre ele fatias de queijo mussarela, novamente massa de lasanha, mais uma de molho de tomates e cogumelo, espalhei o bacon sobre esta, depois repeti a sequência até que a última camada foi com creme de espinafre. 

Salpiquei bastante queijo parmesão ralado e coloquei no forno pré-aquecido a 200° C, deixando por 20 minutos até gratinar. Ficou muito saborosa, quem provou aprovou! Buon appetito!

Veja também

Morador-de-Afonso-Claudio-e-um-dos-mortos-no-acidente-ocorrido-na-BR-262-1

Morador de Afonso Cláudio é um dos mortos no acidente ocorrido na BR-262

Londres-rainha-Elizabeth-aparece-de-surpresa-em-inauguracao-de-metro

Londres: rainha Elizabeth aparece de surpresa em inauguração de metrô

Homem-e-preso-acusado-de-matar-o-cunhado-em-Brejetuba

Homem é preso acusado de matar o cunhado em Brejetuba

acidente-2-1

Mais um acidente na BR-262 envolvendo dois carros deixa uma mulher ferida

lula

PT e PSD negociam chapa em Minas Gerais para possível aliança nacional

Servidores-publicos-sao-qualificados-sobre-nova-Lei-de-Licitacoes

Servidores públicos são qualificados sobre nova Lei de Licitações

Carreta-tomba-na-Serra-do-Guandu-em-Afonso-Claudio-e-por-milagre-ocupantes-nao-se-ferem

Carreta tomba na Serra do Guandu em Afonso Cláudio e por milagre ocupantes não se ferem

Concluida-a-instalacao-da-nova-rede-de-agua-na-mais-longa-via-publica-de-Marechal-Floriano-1

Concluída a instalação da nova rede de água na mais longa via pública de Marechal Floriano

Últimos artigos de Gastronomia

Risoto de camarão e cogumelos Paris

Penne alla Norma

Strogonoff suino?

Peposo

TORTA HOLANDESA SUPER FÁCIL