Consultor em Gastronomia

Gastronomia

Filé de tilápia ao forno

Publicado em 19/04/2021 às 14:30

Compartilhe

O município de Domingos Martins, na região serrana do estado do Espírito Santo, onde resido, possui alguns criadores de tilápia e é muito fácil adquiri-las por encomenda e no comércio, frescas ou congeladas, cortadas em filés, ambas de excelente qualidade.

Para esta preparação utilizei das congeladas, porcionadas em pacotinhos com 4 filés cada.

Deixei dois descongelando de um dia para outro na geladeira. Duas horas antes de assá-los, temperei com meia colher de sopa de pasta caseira de alho e cebola, uma colher de chá de sal, pimenta do reino moída na hora, uma colher de chá de lemon pepper e o suco de um limão galego, para mim o mais perfumado dos limões! Deixei-os marinando na geladeira.

Enquanto isso preparei os acompanhamentos: purê de taioba e bananas da terra fritas. Para o purê eu “rasguei” as folhas de dois maços de taioba (separei os talos para outra utilização) e as refoguei em azeite, sal e pasta caseira de alho e cebola. Depois de bem cozidos despejei numa taboa e “bati” com o corte de uma faca comprida até ficar com a textura bem pastosa. Reservei.

As duas bananas da terra que usei, bem maduras, descasquei e cortei em três pedaços cada uma, e cada pedaço cortei ao meio no sentido do comprimento. Fritei-os em um pouco de azeite, numa frigideira antiaderente, até tostarem um pouco de um lado. Virei-os e deixei tostarem um pouco do outro lado. Não os temperei com sal nem outra coisa qualquer, justamente para deixar um toque adocicado na preparação. Também os reservei.

Para finalizar o peixe untei uma assadeira de vidro com um pouquinho de óleo, forrei-a com papel-manteiga e dispus uma colherada de manteiga em temperatura ambiente onde iriam ficar os filés. Arrumei os dois filés lado a lado e coloquei sobre eles outra colherada de manteiga. Despejei a marinada por cima dos dois e levei para o forno pré-aquecido a 180º, sem cobri-los. Deixei-os assando por 35 minutos.

Montei os pratos dispondo um filé em cada um, uma porção de arroz, que já estava pronto e só dei uma aquecida, uma porção do purê de taioba e quatro pedaços das bananas fritas. Enfeitei com algumas azeitonas pretas e não precisou de mais nada! Ficou muito bom, modéstia à parte!

Acompanhei com um vinho branco chardonay, bem frio. Bom apetite!

 

Veja também

© Rovena Rosa/Agência Brasil

Anvisa alerta sobre diferença de vacinas pediátricas contra a covid-19

© Reuters/Adrien Fillon/Direitos reservados

Entenda como vai funcionar o autoteste de covid-19

Acidente na Curva da Morte

Curva da Morte volta a se palco de acidente grave em Domingos Martins

114668

Inflação do aluguel, IGP-M sobe 1,82% em janeiro

114666

Homem sobrevive ao pular do 9º andar de prédio e atingir carro na rua

114664

África: países afetados pela tempestade Ana totalizam 86 mortos

© Marcio Rodrigues/MPIX/CBJ/Direitos Reservados

Na volta ao circuito mundial, Rafaela Silva é ouro em Portugal

Bares-e-restaurantes-vao-ex

Bares e restaurantes vão exigir passaporte da vacina no Espírito Santo

Últimos artigos de Gastronomia

Feijão branco a italiana

Terrine de fígado de frango

Lasanha de cogumelos e espinafre

Arroz de pato

Bobó de frango