GASTRONOMIA

Gastronomia

Filé de tilápia ao forno

Publicado em 19/04/2021 às 14:30

Compartilhe

O município de Domingos Martins, na região serrana do estado do Espírito Santo, onde resido, possui alguns criadores de tilápia e é muito fácil adquiri-las por encomenda e no comércio, frescas ou congeladas, cortadas em filés, ambas de excelente qualidade.

Para esta preparação utilizei das congeladas, porcionadas em pacotinhos com 4 filés cada.

Deixei dois descongelando de um dia para outro na geladeira. Duas horas antes de assá-los, temperei com meia colher de sopa de pasta caseira de alho e cebola, uma colher de chá de sal, pimenta do reino moída na hora, uma colher de chá de lemon pepper e o suco de um limão galego, para mim o mais perfumado dos limões! Deixei-os marinando na geladeira.

Enquanto isso preparei os acompanhamentos: purê de taioba e bananas da terra fritas. Para o purê eu “rasguei” as folhas de dois maços de taioba (separei os talos para outra utilização) e as refoguei em azeite, sal e pasta caseira de alho e cebola. Depois de bem cozidos despejei numa taboa e “bati” com o corte de uma faca comprida até ficar com a textura bem pastosa. Reservei.

As duas bananas da terra que usei, bem maduras, descasquei e cortei em três pedaços cada uma, e cada pedaço cortei ao meio no sentido do comprimento. Fritei-os em um pouco de azeite, numa frigideira antiaderente, até tostarem um pouco de um lado. Virei-os e deixei tostarem um pouco do outro lado. Não os temperei com sal nem outra coisa qualquer, justamente para deixar um toque adocicado na preparação. Também os reservei.

Para finalizar o peixe untei uma assadeira de vidro com um pouquinho de óleo, forrei-a com papel-manteiga e dispus uma colherada de manteiga em temperatura ambiente onde iriam ficar os filés. Arrumei os dois filés lado a lado e coloquei sobre eles outra colherada de manteiga. Despejei a marinada por cima dos dois e levei para o forno pré-aquecido a 180º, sem cobri-los. Deixei-os assando por 35 minutos.

Montei os pratos dispondo um filé em cada um, uma porção de arroz, que já estava pronto e só dei uma aquecida, uma porção do purê de taioba e quatro pedaços das bananas fritas. Enfeitei com algumas azeitonas pretas e não precisou de mais nada! Ficou muito bom, modéstia à parte!

Acompanhei com um vinho branco chardonay, bem frio. Bom apetite!

 

Veja também

joyce desaparece

Jovem desaparece em Domingos Martins e família faz apelo por informações

rogerinho do cavaco

Carnaval 2025 em Marechal Floriano começa com esquenta em fevereiro

PM prende entorpecentes

Polícia Militar apreendeu mais de cinco mil entorpecentes em Marechal Floriano e Domingos Martins em um ano

ponte interditada

Ponte na BR-262 é interditada para carretas acima de 57 toneladas

alfredo chaves decreto

Alfredo Chaves publica decreto para organização administrativa e financeira

aeroporto em cachoeiro

Governo do Estado dá início às obras do Aeroporto de Cachoeiro

beija flores

Ciência e natureza: dispositivo monitora hábitos dos beija-flores

deslizamento

Deslizamento de terra afeta estrada em Marechal Floriano

Últimos artigos de Gastronomia

Sopa de letrinhas       

Arroz de costela bovina

Filé de peixe no forno   

Receita de Arroz a piemontese

Receita de Trouxinhas de mortadela, ricota e nozes