Gastronomia
Filé de peixe no forno
Publicado em 10/12/2024 às 17:54
Quase sempre que vou à casa de minha filha, em Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, e tenho a oportunidade de preparar o almoço para saborearmos juntos, procuro cozinhar filé de peixe. Algumas vezes no cartoccio (envelope, em italiano) e, em outras ocasiões, assado no forno sobre uma camada de legumes. Já utilizei uma “cama” de rodelas de cebolas e fatias de batata inglesa, também já usei fatias de abobrinhas verdes e rodelas de cebolas e, na última receita, a “cama” foi de rodelas de cebolas (não podem faltar…), fatias de cenouras (cortei-as meio que em diagonal, para aumentar o comprimento) e de tomates frescos, que vão por cima dos filés.
Costumo, sempre que possível, comprar filés de pescada branca frescos, no Mercado de Peixes da Vila Rubim, no centro de Vitória, ou nas peixarias no bairro Praia do Suá, também na capital.
Para começar coloco os filés num pirex baixo e os tempero com um pouco de pasta caseira de alho e cebola, sal, pimenta do reino, páprica e lemon pepper, além de caldo de limão espremido na hora (pode ser tahiti ou galego, você escolhe…). Deixo tudo na geladeira enquanto descasco e fatio os legumes.
Com tudo devidamente cortado, retiro os filés do pirex e no fundo dele faço uma “cama” com as rodelas de cebolas e de cenouras e tempero com um pouco de sal. Deito os filés (normalmente são 3) na “cama”, coloco as fatias de tomates e espalho um pouco de salsinha fresca bem picada por cima, cubro o pirex com papel alumínio e levo para o forno pré-aquecido a 200 ° C, deixando lá por uma hora.
Passado este tempo retiro o papel alumínio e deixo mais uns 20 ou 30 minutos e, então, está pronto para ser servido. Normalmente acompanho com arroz branco ou arroz de brócolis, e um vinho branco da uva Sauvignon Blanc, geladinho, que vai muito bem! Experimente!