Expectativa de vida em 76,8 anos afeta aposentadoria do INSS; entenda

Publicado em 25/11/2021 às 12:51

Compartilhe

106697


source
Expectativa de vida em 76,8 anos afeta aposentadoria do INSS para trabalhadores antigos
Wikimedia Commons

Expectativa de vida em 76,8 anos afeta aposentadoria do INSS para trabalhadores antigos

A expectativa de vida do brasileiro ficou em 76,8 anos, em 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Tábua de Mortalidade foi divulgada pelo órgão nesta quinta-feira (25), no Diário Oficial da União.

Apesar do grande número de mortes por Covid-19 no país — ao fim de 2020, a quantidade de óbitos chegou a 230.452, segundo dados revistos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e divulgados em agosto deste ano —, a expectativa de vida oficial do país no ano passado cresceu 2 meses e 26 dias em relação ao ano anterior. O IBGE ainda considerou para essa projeção os dados do Censo 2010.

De acordo com o órgão, para efeito de comparação, uma pessoa nascida no Brasil em 2019 tinha expectativa de viver 76,6 anos. Em 2018, a projeção de mortalidade era de 76,3 anos. E o aumento da expectativa de vida altera aposentadorias concedidas pelo INSS.

Fator previdenciário do INSS

A mudança na expectativa de vida do brasileiro resulta, também, na alteração da tabela de fator previdenciário do INSS, utilizado para o cálculo de benefícios para trabalhadores antigos da iniciativa privada.

A reforma da Previdência — promulgada em 12 de novembro de 2019 — acabou com o fator previdenciário, mas garantiu que as pessoas que já estavam perto da aposentadoria por tempo de contribuição pelas regras antigas (35 anos, homem, e 30 anos, mulher) fossem beneficiadas por regras de transição na hora de calcular seu benefício inicial.

Uma dessas regras de transição ainda considera o fator previdenciário — criado em 1999 —, que varia conforme a idade e o tempo de contribuição do trabalhador. Quanto mais jovem é a pessoa, menor o fator, o que contribui para uma renda menor, uma vez que se pressupõe que o cidadão vai viver mais, e o INSS vai pagar seu benefício por mais tempo.

Leia Também

O fator ainda existe no caso de quem estava a dois anos da aposentadoria por tempo de contribuição na época da reforma. Neste caso, a pessoa teria que trabalhar mais 50% do tempo que faltava. Se faltavam dois anos, teria que trabalhar mais um, totalizando três. É a regra do pedágio de 50%.

Divisão por sexo

Para a população masculina, a esperança de vida ao nascer, em 2020, era de 73,3 anos, e, para as mulheres, de 80,3 anos.

Segundo o IBGE, as Tábuas de Mortalidade são calculadas a partir de projeções populacionais, baseadas nos dados dos censos demográficos. A metodologia é adotada pelo instituto desde 1991.

As últimas tábuas foram projetadas a partir dos dados de 2010, já que o Censo 2020 não foi realizado por conta da pandemia e deve ser retomado em 2022.

“Um novo conjunto de tábuas de mortalidade será elaborado após a publicação dos resultados do Censo 2022, quando o IBGE terá uma estimativa mais precisa da população exposta ao risco de falecer e dos óbitos observados na última década”, informou o IBGE.

Veja também

geral-23-04-Foto-Osvaldo-Paula-Galote-Junior

Dia Mundial do Livro: leitura transformou a vida de um jovem em Domingos Martins

geral-23-04-ft-div

Programa Acredita começa hoje e prevê facilidade aos MEIs em negociação de dívidas

geral-23-04-ft-div-gov-es

Espírito Santo registra redução nas taxas de pobreza e extrema pobreza

esporte-23-04-ft-Iano-Andrade-CNI

Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston

brasil-23-04-ft-Daiane-Mendonca-SECOM-RO

Funai solicita Força de Segurança Nacional para TI Uru-Eu-Wau-Wau

agro-22-04-freepik-cafe

Prêmio CNA Brasil Artesanal abre inscrições para concurso de cafés especiais torrados

mundo-22-04-vt-Reproducao-AFP

Coreia do Norte dispara mísseis balísticos de curto alcance

mat-paga-22-04-mundo1

Bingo Don Bingote: Revivendo um Clássico com um Toque Moderno