VIDA SAUDÁVEL

Vida Saudável

ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL PODE EVITAR COMPLICAÇÕES DURANTE A GRAVIDEZ

Publicado em 22/03/2022 às 14:24

Compartilhe

Colunas-Montanhas capixabas-Vida_Saudavel2

Fonte: Hospital Santa Lucia

Nosso estilo de vida influencia com mais ou menos impacto não apenas a nossa saúde, mas também a dos filhos que pretendemos ter. Assim, para minimizar riscos de complicações para si e para o bebê durante a gravidez, é fundamental que a mulher adote hábitos mais saudáveis — como uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios — e elimine outros prejudiciais — como a ingestão de bebidas alcoólicas e o tabagismo.

“O bebê deve ganhar peso, não a paciente. Por isso, uma dieta com orientação nutricional é muito importante se a futura mamãe estiver acima do peso e/ou para evitar que isso aconteça. Adotar uma dieta rica em vitaminas, proteínas, sais minerais e balanceada em carboidratos e gorduras é a recomendação. Assim, é possível evitar doenças como o diabetes e a hipertensão gestacional, por exemplo”, afirma a médica obstetra Lucila Nagata, uma das coordenadoras do Centro de Medicina Fetal e de Gestação de Alto Risco do Hospital Santa Lúcia Sul.

O consumo de bebidas alcoólicas deve ser interrompido imediatamente após a descoberta da gravidez. “Independentemente da quantidade ingerida, o álcool vai direto para a corrente sanguínea e passa, via placenta, para o feto. Embora não cause malformações, este feto tem o fígado ainda imaturo e não há evidências científicas que assegurem que ele conseguiria metabolizar a bebida sem danos futuros”, explica a médica.

Já o tabagismo pode, entre outros problemas, provocar alteração vascular da placenta, fazendo com que o feto não cresça e se desenvolva como deveria. Além disso, vários estudos mostram que filhos de mães fumantes têm mais predisposição a problemas respiratórios na infância, como alergias e asma.

PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS – Praticar pelo menos 30 minutos de atividade física moderada três vezes por semana é uma recomendação geral de vida saudável. “Se a mulher já estiver fazendo isso ou mais que isso antes de engravidar, ótimo, pode manter durante toda a gestação. Se quiser iniciar a prática porque está grávida, a recomendação é que comece depois do terceiro mês, ou 12ª semana de gestação, com caminhadas ou atividades direcionadas para a gestação, como hidroginástica, alongamento, pilates, yoga, natação ou ginástica para gestantes”, recomenda Lucila Nagata.

Para as que fazem musculação, atividades de alto impacto ou aeróbicas mais intensas, a recomendação é diminuir a carga para a metade ou 30%, dependendo do nível, para manter o tônus e não para ganhar massa muscular neste período. Já as os exercícios aeróbicos não devem ultrapassar a frequência cardíaca de queima calórica, em torno de 140 batimentos por minuto (bpm). Também é importante evitar atividades que possam colocar em risco a paciente com quedas, traumas ou outros agravos durante a gestação”, reforça a especialista.

ACOMPANHAMENTO MÉDICO – Quando grávida, a mulher deve se consultar mensalmente com o médico obstetra, do momento em que souber da gestação até o sétimo mês. A partir daí as visitas ao especialista devem ser quinzenais até que entre no nono mês (em torno de 36/37 semanas de gestação) e semanais até o parto.

“Uma nova consulta deve ser feita entre 7 a 10 dias após o parto normal ou cirúrgico e uma revisão de parto no prazo de 30 a 45 dias, quando é feito o exame preventivo de câncer de colo uterino. Neste momento, a paciente também recebe orientações contraceptivas específicas para o período de amamentação e outras informações para seguir sua rotina com saúde.

Veja também

cultura-18-04-ft-div-gov-es

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos conectando público com gastronomia, música e cultura

geral-18-04-ft-negocio-rural

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

brasil-18-04-ft-flipar

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

geral-18-04-freepik-dinheiro

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

turismo-18-04-ft-div-setur

Rota dos Sabores mostra a diversidade gastronômica do Espírito Santo

arte-e-cronica

Crônica: Quais suas prioridades?

policia-17-04-ft-policia-amb

Polícia Ambiental flagra atividades de terraplanagem sem licença ambiental na Região Serrana

brasil-17-04-ft-div-portal-ig

Ministério Publico apura se o PCC está infiltrado na saúde pública de São Paulo

Últimos artigos de Vida Saudável

Gestantes têm até quatro vezes mais chances de desenvolver quadros graves da Dengue

Epidemia de obesidade afeta mais de 62,6% das mulheres no Brasil

Cirurgião da coluna vertebral alerta sobre os perigos do uso descontrolado de opióides

Nutricionista ensina receitas saudáveis para as ceias de Natal e Ano Novo

Cuidados com a saúde das crianças no verão