Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Aridelmo Teixeira

Publicado em 09/09/2022 às 10:27

Compartilhe

Aridelmo-Teixeira

O jornal O Noticiário, em parceria com o portal Montanhas Capixabas e com o portal da Revista Negócio Rural, entrevistou os sete candidatos ao governo do Espírito Santo. As entrevistas serão publicadas individualmente, uma por dia, a partir do dia 09 de setembro. 

Os candidatos responderam as mesmas perguntas, e tiveram o mesmo limite de caracteres para cada resposta. As publicações diárias seguiram a ordem alfabética dos nomes que os candidatos estarão nas urnas. Abaixo, conheça um pouco mais sobre o candidato, e acompanhe as demais entrevistas. 

  • Aridelmo – Tem 58 anos, é empresário há mais de 25 anos, cofundador da Fucape Business School. Aridelmo Teixeira é também professor e fez doutorado na Universidade de São Paulo (USP), em controladoria e contabilidade. A vice na chapa é a comunicóloga Camila Domingues, 51 anos, também do Novo.
  • Partido: Novo
  • Número: 30
  • Vice-governador (a): Camila Domingues 
  • Partidos coligados: Novo

Quais serão as primeiras ações que o senhor pretende executar a partir do próximo ano, caso seja eleito?

Criar o Fundo de Desenvolvimento Social, com foco em acabar com a fome das 167 mil crianças de 0 a 5 anos em vulnerabilidade social, pondo fim ao velho ciclo vicioso da pobreza estrutural que impera no nosso Estado. Reduzir impostos sobre produtos de primeira necessidade, energia e combustível. Cortar todos os privilégio e mordomias. Como garantia, me comprometendo a disponibilizar o meu salário de governador para instituições sociais.

O agronegócio é um setor que tem crescido nos últimos anos no Brasil, mesmo em períodos de crise. Quais as medidas que podem ser adotadas para contribuir cada vez mais para o desenvolvimento do setor no interior capixaba?

Investir, por meio de PPP – Parceria Público Privada -, em pesquisa aplicada à agricultura sustentável, principalmente a familiar, levanto inovação, tecnologia, capacitação e crédito aos proprietários rurais. Retomar o programa de barragens, fundamental para o enfrentamento dos períodos de estiagem, como o que estamos vivendo agora. Garantir o retorno do programa de Telefonia Celular Rural, fundamental para garantir conectividade e o uso de tecnologia ao homem do campo.

O turismo é um segmento importante para a economia do Estado, em especial para a Região Serrana do Estado. Quais são seus planos para essa área no Estado?

Investir em melhorias de infraestrutura e acesso às regiões turísticas, urbanas e rurais, nos âmbitos cultural, turístico e esportivo, incentivando novos empreendimentos da economia criativa, ampliando o programa Caminhos do Campo; fomentar a oferta de voos internacionais no aeroporto de Vitória, fortalecendo a imagem do Espírito Santo e ampliando a divulgação cultural, esportiva, eventos de negócios e seus diferenciais do Estado.

No interior do Estado, os hospitais regionais são importantes ao prestarem atendimentos aos moradores, evitando deslocamentos para a Grande Vitória, mas muitos passam por dificuldades financeiras. Há algum plano para fortalecer o sistema de saúde no interior? De que forma?

Zerar filas por exames especializados – descentralizando por meio PPP – Parceria Público Privada – com pagamento por resolutividade. Apoiar financeiramente de forma robusta as instituições filantrópicas, organizações sociais e os municípios, investindo na qualificação dos serviços em todo o Estado; modernizar os hospitais próprios, e ampliar o programa “Rede Cuidar”, em articulação com os municípios, reduzindo em 80% os deslocamentos diários em ambulâncias e ônibus.

Ultimamente a política está bastante polarizada nacionalmente, e isso reflete nas eleições estaduais. Como o senhor vê esse cenário no Espírito Santo nesse período eleitoral? 

O capixaba está ansioso por uma nova chance, uma nova opção, uma revolução social. Vejo uma insatisfação muito grande com aqueles que querem se perpetuar no poder. Corrupção, mordomias e incompetência, é o que ouço por onde ando. O povo quer renovar com segurança. Alguém comprometido e com experiência em fazer o certo e com sensibilidade para com o sofrimento das pessoas em vulnerabilidade. O nosso projeto de governo representa essa esperança.

LEIA AS ENTREVISTAS COM OS DEMAIS CANDIDATOS:

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Audifax Barcelos

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Carlos Manato

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Cláudio Paiva

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Capitão Sousa

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Guerino Zanon

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Renato Casagrande

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral