Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Audifax Barcelos

Publicado em 10/09/2022 às 09:00

Compartilhe

Audifax

O jornal O Noticiário, em parceria com o portal Montanhas Capixabas e com o portal da Revista Negócio Rural, entrevistou os sete candidatos ao governo do Espírito Santo. As entrevistas serão publicadas individualmente, uma por dia, a partir do dia 09 de setembro. 

Os candidatos responderam as mesmas perguntas, e tiveram o mesmo limite de caracteres para cada resposta. As publicações diárias seguiram a ordem alfabética dos nomes que os candidatos estarão nas urnas. Abaixo, conheça um pouco mais sobre o candidato, e acompanhe as demais entrevistas. 

  • Audifax Barcelos – Tem 58 anos, é economista e foi eleito prefeito de Serra por três mandatos: 2004, 2012 e 2016. Também foi eleito deputado federal em 2010. A vice na chapa da coligação Compromisso com a Vida (Solidariedade, Avante, PSOL e Rede) é Carla Andresa Nascimento Silva, a Tenente Andresa dos Bombeiros (Solidariedade), 35 anos.
  • Partido: Rede
  • Número: 18
  • Vice-governador (a): Tenente Andresa dos Bombeiros
  • Partidos coligados: Solidariedade, Avante, PSOL e Rede

Quais serão as primeiras ações que o senhor pretende executar a partir do próximo ano, caso seja eleito?

As ações prioritárias constam no nosso Plano de Governo, que estabelece medidas como a que eleva o orçamento da Segurança Pública, o reequilíbrio remuneratório e o fortalecimento das instituições policiais. Vamos criar a Secretaria da Mulher e dedicar atenção à saúde da mulher e da criança, com redução da mortalidade materna infantil e combate ao câncer de colo uterino e de mama, além de uma ação de planejamento para dar mais eficiência à máquina administrativa.  

O agronegócio é um setor que tem crescido nos últimos anos no Brasil, mesmo em períodos de crise. Quais as medidas que podem ser adotadas para contribuir cada vez mais para o desenvolvimento do setor no interior capixaba?

Vamos investir na agricultura e no agronegócio por meio de ações de apoio ao empreendedorismo rural com foco na qualificação, na tecnologia, extensão rural e acesso a novos mercados. Tudo isso vai impactar positivamente nas atividades do agronegócio, agroturismo e agricultura familiar. Vamos promover o zoneamento agroecológico e agrário, ordenando a ocupação e uso da terra e de outros recursos naturais; investimentos em infraestrutura, vias rurais, comunicação, internet rural e sistemas de energia.  

O turismo é um segmento importante para a economia do Estado, em especial para a Região Serrana do Estado. Quais são seus planos para essa área no Estado?

Vamos potencializar o turismo como vetor do desenvolvimento sustentável, ampliando a sinergia entre a cadeia do turismo e a cafeicultura para a geração de emprego e renda no Estado. Também vamos fortalecer a cadeia produtiva do artesanato local como produto turístico, além de estruturar os roteiros turísticos, diversificando a oferta por segmentos, como o cultural, religioso, agroturismo, ecoturismo, turismo de aventura, cicloturismo, negócios e eventos. 

No interior do Estado, os hospitais regionais são importantes ao prestarem atendimentos aos moradores, evitando deslocamentos para a Grande Vitória, mas muitos passam por dificuldades financeiras. Há algum plano para fortalecer o sistema de saúde no interior? De que forma?

A saúde pública é uma prioridade. Por isso, vamos criar novos serviços nos Ambulatórios Médicos de Especialidades, além de aprimorar os já existentes, com o foco na otimização e ampliação dos atendimentos. Vamos realizar mutirões de cirurgias eletivas para zerar a fila das necessidades cirúrgicas. Também vamos reorganizar as redes de saúde para garantir atendimento hospitalar e de alta complexidade em todas as regiões, além de expandir e ampliar a rede hospitalar e de urgência. 

Ultimamente a política está bastante polarizada nacionalmente, e isso reflete nas eleições estaduais. Como o senhor vê esse cenário no Espírito Santo nesse período eleitoral? 

Na verdade não podemos nacionalizar as eleições no âmbito estadual. O que acontece no Espirito Santo é uma disputa democrática com propostas de melhoria da gestão do Estado, para maior eficiência das ações de governo no campo da saúde, educação, desenvolvimento econômico, entre outras. E nós temos as melhores propostas porque ouvimos toda a população capixaba. E, eu tenho certeza que podemos fazer muito mais pela segurança, saúde e educação para o povo do Espírito Santo.

LEIA AS ENTREVISTAS COM OS DEMAIS CANDIDATOS:

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Aridelmo Teixeira

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Carlos Manato

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Cláudio Paiva

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Capitão Sousa

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Guerino Zanon

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Renato Casagrande

Veja também

vitima

Foi preso o acusado de matar com golpes de martelo a namorada em Marechal Floriano

Card para notícia - Site (17)

Robô Alice: tecnologia a serviço da prevenção e combate às irregularidades no Espírito Santo

20241128_150447

Projeto de iniciação científica aborda saúde mental de adolescentes em escola de Vitória

Brazilian banknotes. 50 and 100 reais notes on wood. Selective focus.

O mercado financeiro estima que a inflação alcançará 5,08% neste ano

DSCN4850-1

Sistema prisional do Espírito Santo é o primeiro a compor cadastro nacional de identificação biométrica do País

Two farmers making agreement with handshake in green wheat field. Agricultural business.

Sucessão bem planejada no agronegócio garante sustentabilidade nas empresas familiares

namorada morta

Polícia procura por acusado de matar namorada espancada em Marechal Floriano

forca pela vida

Força pela Vida: fiscalização combate transporte clandestino no Aeroporto de Vitória