Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Renato Casagrande

Publicado em 15/09/2022 às 09:45

Compartilhe

Renato-Casagrande

Texto: Julio Huber

O jornal O Noticiário, em parceria com o portal Montanhas Capixabas e com o portal da Revista Negócio Rural, entrevistou os sete candidatos ao governo do Espírito Santo. As entrevistas serão publicadas individualmente, uma por dia, a partir do dia 09 de setembro. 

Os candidatos responderam as mesmas perguntas, e tiveram o mesmo limite de caracteres para cada resposta. As publicações diárias seguiram a ordem alfabética dos nomes que os candidatos estarão nas urnas. Abaixo, conheça um pouco mais sobre o candidato, e acompanhe as demais entrevistas. 

  • Renato Casagrande – José Renato Casagrande, 61 anos, atual governador do Espírito Santo, nasceu no município de Castelo. É formado em Engenharia Florestal, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e em Direito, pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim. É casado e tem dois filhos. Foi senador, deputado federal, vice-governador e deputado estadual. O vice na chapa é o ex-senador e empresário Ricardo Ferraço (PSDB), 59 anos. Compõem a coligação os seguintes partidos: MDB/PP/PROS/PSB/PODE/Federação Brasil da Esperança – FE BRASIL (PT/PC do B/PV) / Federação PSDB Cidadania (PSDB/CIDADANIA) e PDT.
  • Partido: PSB
  • Número: 40
  • Vice-governador: Ricardo Ferraço
  • Partidos coligados: MDB/PP/PROS/PSB/PODE/Federação Brasil da Esperança – FE BRASIL (PT/PC do B/PV) / Federação PSDB Cidadania (PSDB/CIDADANIA) e PDT.

Quais serão as primeiras ações que o senhor pretende executar a partir do próximo ano, caso seja eleito?

Eu encaro a vida pública como uma missão para mudar a vida das pessoas para melhor, e a gente tem conseguido. Então, desde o primeiro momento é fazer isso e produzir resultados. Somos reconhecidos como o Governo que tem resultados em todas as áreas. Se a gente organizou e preparou o Espírito Santo em momentos tão difíceis, pode ter certeza que com novas ideias para os novos desafios que surgirem, ninguém vai segurar o nosso Estado.

O agronegócio é um setor que tem crescido nos últimos anos no Brasil, mesmo em períodos de crise. Quais as medidas que podem ser adotadas para contribuir cada vez mais para o desenvolvimento do setor no interior capixaba?

Para continuar a desenvolver a agricultura capixaba de maneira sustentável, vamos fazer mais investimentos em estradas e rodovias que atendem ao setor, fortalecer a segurança hídrica no meio rural, desenvolver a infraestrutura de internet e ampliar políticas de estímulo ao empreendedorismo rural, associativismo e cooperativismo, apoiando o acesso das famílias, mulheres e jovens à terra, ao crédito e aos meios de produção.

O turismo é um segmento importante para a economia do Estado, em especial para a Região Serrana do Estado. Quais são seus planos para essa área no Estado?

Nos últimos quatro anos, conseguimos levar o Espírito Santo ao 4º lugar no ranking nacional de expansão das atividades turísticas. Com programas de gestão e qualificação do turismo capixaba, fortalecemos a promoção dos destinos e facilitamos o acesso a atrativos de 59 municípios. Nosso objetivo é continuar investindo na infraestrutura turística, potencializar as regiões que já mostram vocação para o turismo e ampliar o turismo de experiência.

No interior do Estado, os hospitais regionais são importantes ao prestarem atendimentos aos moradores, evitando deslocamentos para a Grande Vitória, mas muitos passam por dificuldades financeiras. Há algum plano para fortalecer o sistema de saúde no interior? De que forma?

Mesmo com a pandemia, conseguimos regionalizar a saúde, abrindo novos leitos SUS e UTI em todas as regiões, levamos consultas, exames e cirurgias para o interior e nos tornamos o único Estado com bases do SAMU em todos os municípios. Vamos implantar o Complexo de Saúde do Norte do Estado, inaugurar o Hospital Geral de Cariacica, promover o acesso à radioterapia, avançar na cobertura de Saúde da Família e na qualificação de profissionais da saúde.

Ultimamente a política está bastante polarizada nacionalmente, e isso reflete nas eleições estaduais. Como o senhor vê esse cenário no Espírito Santo nesse período eleitoral? 

A polarização da política é uma realidade no cenário eleitoral, mas da forma como vem acontecendo fragiliza o debate de ideias e o trabalho da boa política. Cada candidato precisa apresentar suas propostas e levar para a avaliação da sociedade, que participa escolhendo e exigindo que sejam aprofundadas. Eu acredito numa política de união para um Espírito Santo ainda mais justo, sustentável, inovador, desenvolvido regionalmente e competitivo.

LEIA AS ENTREVISTAS COM OS DEMAIS CANDIDATOS:

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Aridelmo Teixeira

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Audifax Barcelos

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Carlos Manato

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Cláudio Paiva

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Capitão Sousa

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Guerino Zanon

Veja também

Numerous gold coins spilled out from the treasure chest. Old-style wooden treasure chest tightly assembled with rusted metal strips. Golden Coin and bar on floor. 3D Rendering

Bilionário lança caça ao tesouro com pistas que levam a uma fortuna de R$ 12 milhões

foto

Trânsito de animais será bloqueado em caso de inadimplência de vacinação contra brucelose

Woman hand sign for stop abusing violence, Human Rights Day concept.

Brasil contabiliza mais de 11 mil nascimentos decorrentes de violência sexual

IMG-20241203-WA0001

Seminário analisa Unidades de Pesquisa Participativa em sistemas de Café Arborizado no Espírito Santo

Buda, em Ibiraçu. Foto Setur-2

A Estátua do Grande Buda de Ibiraçu ganhará iluminação laranja em celebração ao Dia de Doar

54181444538_dcceb8ed27_o_copiar

Agroindústrias receberão R$ 546,6 bilhões em investimentos até 2029

leilão-carro

Detran|ES promove leilão de veículos conservados e sucatas em dezembro

Marcel Carone

Ambiência para a Diversidade: A Chave para uma Educação Inclusiva