GASTRONOMIA

Gastronomia

Coq au vin (galo ao vinho)

Publicado em 07/08/2023 às 10:50

Compartilhe

GATRONOMIA

Esta receita é de origem francesa e, contam os historiadores, que lá pelos idos do século V d.C., quando os romanos cercaram a Gália, onde fica a França hoje, seus habitantes, os “gauleses”, enviaram um galo de briga, símbolo até hoje do país, para o imperador  Júlio Cesar, como forma de demonstrar que não se intimidariam. Júlio Cesar, então, convidou o líder da aldeia para uma refeição e serviu o próprio galo cozido no vinho tinto, que era um símbolo dos romanos!

Preparei-a para o almoço comemorativo ao aniversário de uma amiga e vizinha de Domingos Martins, e a servi num sábado, para 12 pessoas, acompanhada por vinhos deliciosos e ótimas conversas, histórias e risadas!

Para a preparação, comecei cortando em cubos 200 g de bacon (escolhi um pedaço com mais carne e menos gordura…) e fritei-os, com um pouquinho de azeite, numa panela bem grande, virando-os de vez em quando. Enquanto isso descasquei umas 20 cebolas pequeninas e reservei. Quando o bacon já estava dourado, retirei-o com uma escumadeira e deixei-o escorrendo sobre papel toalha.

Na mesma panela, aproveitando a gordura quente, fritei as cebolinhas até dourarem. Retirei-as e reservei-as à parte. Voltei, então, o bacon para a panela, coloquei sobre ele 8 coxas e 8 sobrecoxas de frango, que eu já havia escaldado, com a pele virada para baixo, para fritar um pouco. Sobre elas arrumei rodelas de 4 cenouras médias descascadas. Aí adicionei uma garrafa de vinho tinto seco (utilizei um da uva merlot, mas a receita original pede que seja da uva pinot noir – pronuncia-se, em francês, “pinô noar”), temperei com um amarrado de ervas (louro, tomilho e salsinha), sal e pimenta do reino moída na hora, e deixei cozinhando até o frango ficar macio.

Durante esse tempo cortei 500 g de cogumelos Paris frescos em 4 partes cada um e refoguei-os numa frigideira em azeite e uma colher de sopa de manteiga. Temperei-os com um pouquinho de pasta de alho, sal e pimenta do reino. Deixei-os por uns 5 minutos em fogo forte, mexendo para não grudar, apaguei o fogo e reservei-os.

Quando o frango já estava “no ponto”, macio e suculento, retirei um pouco do molho e coloquei numa pequena vasilha, adicionei 2 colheres de farinha de trigo e mexi bem para dissolvê-la. Voltei com esta mistura para a panela e deixei cozinhar mais um pouco para o molho engrossar.

Para finalizar acrescentei, então, as cebolinhas e os cogumelos até aquecerem, espalhei salsinha picada por cima de tudo e servi, acompanhado por arroz branco e uma salada de folhas frescas, mas poderia ter sido com uma polenta, ou batatas cozidas ou mesmo uma massa no alho e óleo, como um penne ou um fusili, por exemplo! O vinho servido não poderia ser outro senão um autêntico pinot noir francês, da Borgonha para não termos dúvidas quanto à harmonização…

Modéstia à parte ficou muito saboroso e foi bastante elogiado, tanto é que várias pessoas repetiram, o que é ótimo sinal! Até a próxima!

Veja também

geral-22-05-ft-Instituto-Kautsky-Roberto-Kautsky

Eventos celebram o centenário do botânico martinense Roberto Anselmo Kautsky

geral-22-05-ft-freepik-auditorio

Semana Nacional do MEI chega nas montanhas com capacitações para microempreendedores

esportes-22-05-ft-div-atleta-jiu-jitsu

Atleta martinense representa município em competição internacional de jiu-jitsu

geral-22-02-Joedson-Alves-agencia-Brasil

Começa amanhã consulta ao maior lote de restituição do IR da história

mat-paga-22-05-mundo-ft-freepik

Descubra por que Blockchains ainda não dominaram todas as indústrias (e como isso pode mudar)

geral-22-05-ft-div-filhote-veado

Filhote de veado é tratado com mamadeira em Marechal Floriano após ser encontrado ferido

video-22-05-ft-divulgacao-grupo-danca-feminino

Grupo de danças italianas formado por mulheres é criado em Marechal Floriano

cultura-22-05-ft-divulgacao-grupo-danca-feminino

Marechal Floriano ganha novo grupo folclórico italiano feminino

Últimos artigos de Gastronomia

Receita de Crumble de manga

Receita de Cassoulet de frango

Receita de Caldo de pinto

Receita de Frango à espanhola da Mary Joe

Receita de Peixe à moda Santa Catarina